OLHAR SOCIOCULTURAL PARA PROMOÇÃO DA EXTENSÃO RURAL AGROECOLÓGICA NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v15i5.22840Palavras-chave:
Agroecologia, Alto Solimões, Tecnologias locais, Tríplice Fronteira AmazônicaResumo
A Organização das Nações Unidas aponta a agricultura como patrimônio da humanidade e a Agroecologia como ferramenta viável para promoção e manutenção do direito à soberania alimentar. Julga-se importante, do ponto de vista científico, conhecer os agroecossistemas e seus atores sociais. Foram acompanhadas e descritas práticas de assistência técnica agrícola oferecidas a agricultores na região da Tríplice Fronteira Amazônica (Peru, Brasil e Colômbia), através do método observação-participante em atividades oferecidas pela Fundacion Caminos de Identidad (FUCAI) e pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI). As intervenções presenciadas possuíam abordagem sociocultural e promoviam a autonomia comunitária. Sugere-se que modelos de assistência técnica com olhar sociocultural, sensíveis às realidades locais e focados na promoção da autonomia comunitária refletem positivamente, não só nas comunidades onde são aplicadas, como também em todo território amazônico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.