Diversidade de uso e aspectos socioambientais de quintais urbanos em Abaetetuba, Pará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v12i2.50029Palavras-chave:
Ambiente urbano-rural, Biodiversidade, Componentes estruturaisResumo
Os quintais urbanos na Amazônia agregam conhecimento acerca dos recursos naturais, além de possibilitar convivência familiar. O estudo objetivou identificar formas de uso e conhecimentos socioambientais e culturais relacionados ao modo de vida dos moradores em quintais do bairro Mutirão, Abaetetuba, Pará. A pesquisa foi realizada em 189 quintais do bairro Mutirão, selecionados por amostragem probabilística. Os dados foram obtidos com entrevista semiestruturada e observação não participante. Foi calculado valor de diversidade do informante (IDs) e valor de equitabilidade do informante (IEs) para medir os usos dos quintais bem como a distribuição entre os moradores. Os quintais apresentam elementos estruturais (48,9%), espécies vegetais (28,4%) e animais (22,7%). Foram identificados 45 tipos de usos, com IDs de 153,4 e IEs de 1, demonstrando quantidades semelhantes de uso entre os informantes. A manutenção dos quintais envolve técnicas rudimentares de limpeza, com utilização de vassouras, enxadas e ancinhos. O quintal, espaço dinâmico e heterogêneo, mantém conhecimentos e práticas de conservação da biodiversidade, do ambiente e da cultura local.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Agroecologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.