NUCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM AMBIENTE E AGROECOLOGIA: CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO CONHECIMENTO ECOLÓGICO
Palavras-chave:
Unidade Agrícola Participativa, Metodologia Participativa, sistematizaçãoResumo
Este artigo apresenta reflexões sobre a prática pedagógica do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Agroecologia e Socioeconomia (NUPEAS) no Sul do Estado do Amazonas. O artigo aborda e analisa as principais ações promovidas ao longo dos anos de consolidação do NUPEAS, que fortaleceram a agroecologia e a produção sustentável, bem como influenciaram a vida de comunitários. Apesar das limitações, as ações, em especial as Unidades Agrícolas Participativas (UAP) cumpriram um papel importante na construção coletiva de práticas agrícolas sustentáveis, em comunidades situadas em diferentes paisagens, que possuem precárias condições de infraestrutura de saneamento, educação, saúde, segurança e transporte, além da existência de conflitos territoriais. As ações do NUPEAS e parceiros contribuíram para minimizar as disputas territoriais em relação à coleta de castanha-do-Brasil, em um Projeto de Assentamento Agroextrativista. As descrições, reflexões e análises aqui apontadas são frutos do processo de sistematização da experiência do NUPEAS, iniciado em uma oficina de sistematização, coordenada pela Associação Brasileira de Agroecologia, com participação de agricultores, docentes e discentes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Agroecologia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.