UM RIO DE HISTÓRIAS
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v13i1.50012Resumo
Este artigo apresenta experiências agroecológicas do estado do Rio de Janeiro, a partir da interação entre o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão Científica e Tecnológica em Agroecologia da UFRRJ (NIAUFRRJ) e a Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), aqui representadas pelo caso da Caravana Agroecológica e Cultural do Rio de Janeiro (RJ). Para a síntese das narrativas dos atores envolvidos realizamos entrevistas, registro em vídeos e facilitação gráfica tanto no período preparatório, quanto durante a Caravana RJ. Como reflexão de fundo destacam-se: a visibilidade para as denúncias, as lutas dos territórios e os anúncios das alternativas que estão sendo semeadas; além da articulação em rede entre diversos atores, prezando pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para fortalecer a AARJ. Por fim, apresentamos algumas lições apreendidas, os enraizamentos desta experiência e os desafios postos para o fluxo do rio daqui para frente.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.