Educação popular e saúde na formação de educadoras/es do campo: um diálogo necessário.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v18i5.51302

Palavras-chave:

Conhecimento Tradicional, Educação Popular, Saúde no Campo

Resumo

Práticas tradicionais de cuidado da saúde fazem parte da cultura das famílias camponesas e são reconhecidas e recomendadas pela Organização Mundial de Saúde como práticas integrativas e complementares. O objetivo deste texto foi relatar a experiência de uma disciplina sobre Educação Popular e Saúde, oferecida no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa, e refletir sobre a importância destes conhecimentos na formação de educadoras/es do campo. A disciplina foi organizada seguindo os princípios da Educação Popular, da Educação do Campo e da Educação Popular em Saúde. Os instrumentos pedagógicos da alternância impulsionaram a elaboração da sequência didática e a proposição das atividades em Tempo Comunidade. Nesta disciplina, foi possível verificar as contribuições da visão sistêmica sobre saúde na formação de educadoras/es do campo, no diálogo de saberes e na percepção da importância da agroecologia para a saúde.

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Biografia do Autor

Fabrício Vassalli Zanelli, Universidade Federal de Viçosa

Docente no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mias Gerais

Fernanda Maria Coutinho de Andrade, Universidade Federal de Viçosa

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Viçosa. Doutora em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa

Referências

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Publicado

2023-11-07

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