VIVÊNCIAS, SABERES E EXPERIÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO
Palavras-chave:
sistematização, fortalecimento, re/construçãoResumo
O presente trabalho apresentou a sistematização do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Monte Castelo, localizado em São Luís. De 2013 a 2017 foram desenvolvidas atividades de pesquisa, ensino e extensão que contribuíram para a promoção da agroecologia no campo e na academia. Com seus membros agricultores, estudantes, docentes e técnicos foram realizadas trocas de experiências entre o saber local e o científico, em que as conversas, oficinas, intercâmbios e as práticas contribuíram para o fortalecimento dos princípios da agroecologia, além de incentivar a busca de conhecimentos por meio de um processo de ensino-aprendizagem participativo. O NEA tornou-se referência em agroecologia para o IFMA. Atualmente, estudantes e docentes já conhecem a agroecologia e buscam constantemente o aperfeiçoamento de seus conhecimentos. Nas comunidades a defesa da agroecologia com a implantação de sistemas agroecológicos, empoderamento feminino e a troca de saberes tornou-se mais frequente e enfatizada. Portanto, o NEA é um instrumento que vivencia a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Agroecologia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.