Análise de políticas públicas do plano de manejo do Parque Estadual dos Três Picos: estudo de caso em sua zona de amortecimento em Campo do Coelho, Nova Friburgo (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v11i3.49910Palavras-chave:
Agricultura familiar, Ambientes de montanha, Unidade de conservaçãoResumo
A zona de amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos no Distrito de Campo do Coelho, Nova Friburgo-RJ é importante polo produtor de olerícolas, atividade da agricultura familiar local e, encontra-se próxima a região de maior preservação de biodiversidade desse parque. Por essas suas características, a região foi selecionada para análise da percepção de agricultores familiares montanheses e lideranças rurais sobre políticas públicas relacionadas ao plano de manejo do parque e conhecendo a visão desses atores, sugerir ações para melhoria dessas políticas. Utilizou-se análise crítica de dados secundários obtidos através de pesquisa documental, método de observação com registro sistemático, aplicação de questionário semiestruturado e entrevista por pauta. Concluiu-se que para o sucesso das políticas públicas na promoção de desenvolvimento rural sustentável é necessário que as ações junto aos agricultores familiares envolvidos sejam promovidas com base em diálogo social articulado pelos funcionários da unidade de conservação, considerando a história agroambiental da região e o retorno econômico da atividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.