VULNERABILIDADES E PERSPECTIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19

EXPERIÊNCIAS NOS AMBIENTES DE MONTANHA DA REGIÃO SERRANA FLUMINENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v15i4.23277

Palavras-chave:

Agroecologia, Estratégias de Mercado, Sustentabilidade, Segurança alimentar e nutricional

Resumo

No atual contexto da pandemia de COVID-19, as populações em condições sociais desfavoráveis são mais frágeis. A agroecologia, o consumo responsável e o comércio justo são estratégias para reduzir essa vulnerabilidade. Experiências na Região Serrana Fluminense, relativas ao meio rural para mitigar as consequências de tragédia ambiental ocorrida em 2011, bem como o cenário produtivo e de mercado da agricultura orgânica podem ser referência para reversão dos efeitos decorrentes da pandemia. Utiliza-se entrevistas, revisão bibliográfica, análise documental e conhecimento da realidade agrícola local. Conclui-se que sociedades sustentáveis demandam uma agricultura com sistemas de produção diversificados e políticas públicas voltadas para o fortalecimento das organizações sociais, que reconheçam a importância das questões de gênero, contribuam para processos coletivos de construção de conhecimentos adequados, e favoreçam estratégias de mercado justo, aproximando agricultores e consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerson José Yunes Antonio, Emater-RJ/Nova Friburgo, RJ. Brasil

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (1988). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em assistência técnica, extensão rural, organização comunitária, capacitação de agricultores e práticas sustentáveis. Possui mestrado profissional  em Agricultura Organica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em parceria com a Embrapa Agrobiologia (2017). É estudante de doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA), Programa Binacional Brasil/UFRRJ - Argentina/UNRC (2018). Atualmente exerce a função de Gerente Técnico - Regional Serrano, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-RIO).

 

Renato Linhares de Assis, Embrapa/NPTA- Nova Friburgo, RJ

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), junto ao Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia, atuando no Núcleo de Pesquisa e Treinamento para Agricultores da Região Serrana Fluminense, e professor do programa de mestrado de Agricultura Orgânica - associação entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Embrapa Agrobiologia, bem como do programa de doutorado binacional em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária - parceria entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Universidad Nacional de Rio Cuarto na Argentina. Tem experiência na área de Agroecologia, com ênfase em Desenvolvimento Rural, atuando principalmente com os seguintes temas: agricultura de montanha, agricultura familiar, agricultura orgânica, processos participativos de construção de conhecimentos, avaliação da sustentabilidade agrícola e políticas públicas.

 

Downloads

Publicado

2021-04-22

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.