VULNERABILIDADES E PERSPECTIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19
EXPERIÊNCIAS NOS AMBIENTES DE MONTANHA DA REGIÃO SERRANA FLUMINENSE
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v15i4.23277Palavras-chave:
Agroecologia, Estratégias de Mercado, Sustentabilidade, Segurança alimentar e nutricionalResumo
No atual contexto da pandemia de COVID-19, as populações em condições sociais desfavoráveis são mais frágeis. A agroecologia, o consumo responsável e o comércio justo são estratégias para reduzir essa vulnerabilidade. Experiências na Região Serrana Fluminense, relativas ao meio rural para mitigar as consequências de tragédia ambiental ocorrida em 2011, bem como o cenário produtivo e de mercado da agricultura orgânica podem ser referência para reversão dos efeitos decorrentes da pandemia. Utiliza-se entrevistas, revisão bibliográfica, análise documental e conhecimento da realidade agrícola local. Conclui-se que sociedades sustentáveis demandam uma agricultura com sistemas de produção diversificados e políticas públicas voltadas para o fortalecimento das organizações sociais, que reconheçam a importância das questões de gênero, contribuam para processos coletivos de construção de conhecimentos adequados, e favoreçam estratégias de mercado justo, aproximando agricultores e consumidores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.