RECAMPESINIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO CAMPESINATO

ATRAVÉS DA ATUAÇÃO DO MOVIMENTO DE MULHERES CAMPONESAS DO PARANÁ (MMC/PR)

Autores

  • Renata Rocha Gadelha Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Antônio Inácio Andrioli
  • Siomara Aparecida Marques

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v15i2.22862

Palavras-chave:

patriarcado, agroecologia, participação, conscientização

Resumo

O objetivo geral deste artigo foi analisar se a participação de mulheres no Movimento de Mulheres Camponesas do Paraná (MMC/PR), através do processo de empoderamento e conscientização que o MMC propicia, contribuiu para que estas pudessem manifestar suas percepções agroecológicas e colocá-las em prática. Devido à divisão sexual do trabalho, historicamente, as mulheres desenvolveram percepções mais ecológicas. Todavia, a mesma cultura que permitiu a conservação desses saberes é uma cultura enraizada em relações de opressão. Sendo assim, mesmo tendo esses saberes, essas mulheres não participam no planejamento produtivo. Os resultados revelaram que a participação no MMC permitiu um desenvolvimento na consciência das mulheres, que passaram a reivindicar o seu direito de participação, assim como, começaram a se identificar como camponesas e reconhecer o valor de suas antigas formas de gerar conhecimento, iniciando um processo de recampesinização. Uma recampesinização ressignificada, pois agora, baseada em um campesinato alicerçado na busca da construção da equidade de gênero.

Downloads

Biografia do Autor

Renata Rocha Gadelha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon. Mestra em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Laranjeiras do Sul/PR. Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Gadelha, R. R., Andrioli, A. I., & Marques, S. A. (2020). RECAMPESINIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO CAMPESINATO: ATRAVÉS DA ATUAÇÃO DO MOVIMENTO DE MULHERES CAMPONESAS DO PARANÁ (MMC/PR). Revista Brasileira De Agroecologia, 15(2), 13. https://doi.org/10.33240/rba.v15i2.22862

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.