Programa nacional de alimentação escolar: dificuldades na aquisição da agricultura familiar na perspectiva dos gestores de escolas estaduais em Alta Floresta - MT
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v17i4.23682Palavras-chave:
Agricultura Familiar, Extensão Rural, Política Pública.Resumo
O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE é a política que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e consolida a vinculação da agricultura familiar. O objetivo desse trabalho foi avaliar a acessibilidade do PNAE através da percepção dos gestores de escolas estaduais em Alta Floresta – MT. Os dados foram obtidos de entrevistas estruturadas com o auxílio de um questionário. A pesquisa foi realizada com gestores de 16 escolas estaduais. Os dados foram analisados de forma qualitativa, através da análise do conteúdo e uso de estatística multivariada. Os gestores acreditam que o PNAE contribui tanto para a renda familiar quanto para a permanência dos agricultores no campo. No entanto, a burocracia do processo; a falta de produtos; a logística; a pouca participação dos agricultores; e intermediários, obstaculizam a operacionalização do PNAE. Políticas públicas como o PNAE são importantes para o fortalecimento da agricultura familiar, para a produção de alimentos e incentivo à produção agroecológica.
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