Influência das fases lunares no desenvolvimento das culturas de rúcula (Eruca sativa Hill) e rabanete (Raphanus sativus L.)
Palavras-chave:
folhosas, horticultura, raízes tuberosasResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento das culturas da rúcula e do rabanete em função da semeadura em diferentes fases, baseado no Ritmo Sinódico da Lua (quarto crescente, cheia, minguante e nova). Este experimento foi conduzido na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus Universitário de Tangará da Serra. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados (DBC), com parcelas de 1,0 x 1,5 m, sendo quatro tratamentos (fases do ciclo lunar) por cultura, com 5 repetições. Cada tratamento foi semeado na sua respectiva fase da lua. As variáveis analisados para rúcula foram número, largura e comprimento de folhas (cm), massa verde e massa seca (g). Para o rabanete avaliou-se o peso (g), massa verde das folhas (g), diâmetro vertical e horizontal (cm) dos tubérculos, porcentagem de tubérculos isoporizados e rachados. Verificou-se que a rúcula na fase da lua crescente teve influencia significativa no número e largura de folhas, no entanto as fases lunares não foram significativas quanto ao desenvolvimento de massa verde da cultura. Para o rabanete a fase lunar crescente teve maior influência significativa pra todas as variáveis analisadas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.