Preparados homeopáticos sobre a atividade do fungo entomopatogênico Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. (Ascomycota: Cordycipitaceae)
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v9i3.49758Palavras-chave:
fungo entomopatogênico, medicamentos dinamizados, conservação de espécies, compatibilidadeResumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito in vitro dos medicamentos homeopáticos Arsenicum album 24CH; Calcarea carbonica 30CH; Kali iodatum 100CH; Phosphorus 3CH; Silicea 30CH; Staphysagria 6, 30 e 100CH; Spodoptera frugiperda 30CH; Sulphur 100 e 200CH e Thuya occidentalis 200CH sobre parâmetros biológicos do fungo Beauveria bassiana. Os medicamentos em solução de água destilada e esterilizada (0,1%) foram pulverizados sobre o fungo previamente inoculado no meio de cultura BDA. Avaliaram-se a germinação, unidades formadoras de colônias (UFC), crescimento vegetativo, produção de conídios e atividade inseticida do fungo contra lagartas de Diatraea saccharalis (Lepidoptera: Crambidae). Phosphorus 3CH; Silicea 30CH; Staphysagria 30CH; Spodoptera frugiperda 30CH e Thuya occidentalis 200CH reduziram significativamente a germinação de conídios. Com exceção de Arsenicum album 24CH, os demais tratamentos promoveram aumento significativo de UFC. Thuya occidentalis 200CH afetou a atividade inseticida do fungo, porém, todos os medicamentos foram classificados como compatíveis.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.