O estudo da participação na interface dos atores na arena de construção do conhecimento agroecológico

Autores

  • Décio Souza Cotrim Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS - PGDR

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v9i2.49748

Palavras-chave:

Metodologias participativas, Método participativo, Participação, transição agroecológica

Resumo

 A presente tese analisa as interfaces ocorridas dentro da arena de construção do conhecimento agroecológico entre os atores agricultores e articuladores, utilizando o método participativo, na construção dos projetos individuais e sociais. O objetivo principal do estudo é a apreciação do processo de interface entre os atores, utilizando o método participativo. Esse objetivo é desmembrado através da delimitação da arena de construção do conhecimento agroecológico, do exame das modificações ocorridas com os atores dentro da arena, pelo uso do método participativo e a identificação e análise das dinâmicas dos projetos individuais, e dos projetos sociais. O espaço empírico escolhido foi o município de Dom Feliciano-RS, local caraterizado como hegemonizado pelo projeto social do tabaco, onde por mais de uma década está transcorrendo um processo de planejamento participativo e a construção de projetos sociais. O aporte teórico utilizado de forma transversal a totalidade da tese foi a Perspectiva Orientada pelo Ator que possui com autores expoentes Norman Long e Van der Ploeg. De forma complementar, foi utilizado o aporte dos estudos de recepção da comunicação como elementos para análise metodológica através da noção de mediação comunicacional desenvolvida por Martin Barbedo e Orozco. O método de pesquisa utilizado foi a análise do discurso a partir das entrevistas semiestruturadas com os agricultores e articuladores. No espaço empírico, em Dom Feliciano, foi constatada uma forte hegemonia do projeto social do tabaco tendendo a homogeneização dos projetos individuais dos agricultores. Porém, mesmo dentro desse ambiente, foi possível a visualização de elementos transicionais dentro dos projetos dos atores. Na arena de construção do conhecimento agroecológico, conformada a partir do processo de Planejamento Participativo Regional, os atores participaram buscando informações e experiência. Eles processaram esse conhecimento através da mediação comunicacional dentro da família, possibilitando a conformação de projetos individuais alternativos. Também dentro dessa arena, os atores sociais estão constituindo os projetos sociais de diversificação, substituição e pluriatividade, que apontam para a saída do projeto social do tabaco. Por outro lado, foram verificados a existência do projeto social de fortalecimento do projeto hegemônico e o projeto social de desarticulação que retira os atores da agricultura. A participação dos agricultores dentro do processo Planejamento Participativo Regional, utilizando o método participativo, foi identificado como o elemento chave que ampliou a possibilidade da formatação de projetos individuais e sociais de saída do tabaco e ampliação da autonomia dos agricultores. Palavra-chave: Metodologias participativas. Método participativo. Participação. Transição agroecológica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Décio Souza Cotrim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS - PGDR

COTRIM, Décio SouzaUFRGS-PGDR, EMATER-RS/ Ascar, Porto Alegre/RS - Brasil, deciocotrim@yahoo.com.br

Resumo de Tese de doutorado defendida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa depós-graduação em Desenvolvimento Rural, Porto Alegre/RS - Brasil, 13/06/2013, 246p.

Orientador: Fábio Kessler Dal Soglio

Downloads

Publicado

2014-09-01

Como Citar

Cotrim, D. S. (2014). O estudo da participação na interface dos atores na arena de construção do conhecimento agroecológico. Revista Brasileira De Agroecologia, 9(2), 233–234. https://doi.org/10.33240/rba.v9i2.49748

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.