O estudo da participação na interface dos atores na arena de construção do conhecimento agroecológico
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v9i2.49748Palavras-chave:
Metodologias participativas, Método participativo, Participação, transição agroecológicaResumo
A presente tese analisa as interfaces ocorridas dentro da arena de construção do conhecimento agroecológico entre os atores agricultores e articuladores, utilizando o método participativo, na construção dos projetos individuais e sociais. O objetivo principal do estudo é a apreciação do processo de interface entre os atores, utilizando o método participativo. Esse objetivo é desmembrado através da delimitação da arena de construção do conhecimento agroecológico, do exame das modificações ocorridas com os atores dentro da arena, pelo uso do método participativo e a identificação e análise das dinâmicas dos projetos individuais, e dos projetos sociais. O espaço empírico escolhido foi o município de Dom Feliciano-RS, local caraterizado como hegemonizado pelo projeto social do tabaco, onde por mais de uma década está transcorrendo um processo de planejamento participativo e a construção de projetos sociais. O aporte teórico utilizado de forma transversal a totalidade da tese foi a Perspectiva Orientada pelo Ator que possui com autores expoentes Norman Long e Van der Ploeg. De forma complementar, foi utilizado o aporte dos estudos de recepção da comunicação como elementos para análise metodológica através da noção de mediação comunicacional desenvolvida por Martin Barbedo e Orozco. O método de pesquisa utilizado foi a análise do discurso a partir das entrevistas semiestruturadas com os agricultores e articuladores. No espaço empírico, em Dom Feliciano, foi constatada uma forte hegemonia do projeto social do tabaco tendendo a homogeneização dos projetos individuais dos agricultores. Porém, mesmo dentro desse ambiente, foi possível a visualização de elementos transicionais dentro dos projetos dos atores. Na arena de construção do conhecimento agroecológico, conformada a partir do processo de Planejamento Participativo Regional, os atores participaram buscando informações e experiência. Eles processaram esse conhecimento através da mediação comunicacional dentro da família, possibilitando a conformação de projetos individuais alternativos. Também dentro dessa arena, os atores sociais estão constituindo os projetos sociais de diversificação, substituição e pluriatividade, que apontam para a saída do projeto social do tabaco. Por outro lado, foram verificados a existência do projeto social de fortalecimento do projeto hegemônico e o projeto social de desarticulação que retira os atores da agricultura. A participação dos agricultores dentro do processo Planejamento Participativo Regional, utilizando o método participativo, foi identificado como o elemento chave que ampliou a possibilidade da formatação de projetos individuais e sociais de saída do tabaco e ampliação da autonomia dos agricultores. Palavra-chave: Metodologias participativas. Método participativo. Participação. Transição agroecológica.
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