Panorama dos cursos de agroecologia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v9i2.49709Palavras-chave:
Agroecologia, EnsinoResumo
Os cursos de agroecologia têm crescido os últimos anos e sua introdução nas instituições de ensino se deu, em especial, a partir dos anos 2000. Desde então, diversos cursos são criados anualmente. No entanto, são poucos e dispersos os estudos que realizam uma análise quantitativa sistematizada sobre o ensino da agroecologia no Brasil. O objetivo deste estudo foi identificar os cursos em agroecologia, no âmbito da educação formal, que estão em funcionamento no Brasil, por região geográfica e nível de formação. Trata-se de uma pesquisa quantitativa utilizando como método um estudo exploratório descritivo em que foi realizado levantamento nos sites governamentais aliado ao envio de e-mails e ligações telefônicas para as instituições de ensino. Durante o período da pesquisa foram identificados 136 cursos, sendo 108 cursos de nível técnico, 24 cursos de graduação e 4 cursos de pós-graduação stricto sensu, sendo que a maioria dos cursos se concentra na região nordeste. Ao final da pesquisa constatou-se que as instituições de ensino ainda estão tentando descobrir o “como fazer” o ensino em Agroecologia de forma a contemplar suas diversas dimensões.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.