Panorama dos cursos de agroecologia no Brasil

Autores

  • João Vitor Quintas Balla IFB - Instituto Federal de Brasília
  • Luciana Miyoko Massukado IFB - Instituto Federal de Brasília
  • Vania Costa Pimentel IFB - Instituto Federal de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v9i2.49709

Palavras-chave:

Agroecologia, Ensino

Resumo

Os cursos de agroecologia têm crescido os últimos anos e sua introdução nas instituições de ensino se deu, em especial, a partir dos anos 2000. Desde então, diversos cursos são criados anualmente. No entanto, são poucos e dispersos os estudos que realizam uma análise quantitativa sistematizada sobre o ensino da agroecologia no Brasil. O objetivo deste estudo foi identificar os cursos em agroecologia, no âmbito da educação formal, que estão em funcionamento no Brasil, por região geográfica e nível de formação. Trata-se de uma pesquisa quantitativa utilizando como método um estudo exploratório descritivo em que foi realizado levantamento nos sites governamentais aliado ao envio de e-mails e ligações telefônicas para as instituições de ensino. Durante o período da pesquisa foram identificados 136 cursos, sendo 108 cursos de nível técnico, 24 cursos de graduação e 4 cursos de pós-graduação stricto sensu, sendo que a maioria dos cursos se concentra na região nordeste. Ao final da pesquisa constatou-se que as instituições de ensino ainda estão tentando descobrir o “como fazer” o ensino em Agroecologia de forma a contemplar suas diversas dimensões.

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Publicado

2014-09-01

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