In vitro assay of alternative phytossanitary products and plant extracts on Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorok. (Clavicipitaceae)
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v9i1.49690Palavras-chave:
controle associado, conservação, controle alternativoResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito in vitro dos produtos comerciais Dalneem®, Ecolife® e Stubble-Aid® na concentração rotulada (CR), na metade (½CR) e no dobro dessa concentração (2CR) e dos extratos aquosos de raiz de Curcuma longa (Zingiberaceae) e de folhas de Cymbopogon citratus (Poaceae), Corymbia citriodora (Myrtaceae) e Rosmarinus officinalis (Lamiaceae), na concentração de 10% (p/v) sobre Metarhizium anisopliae. Os tratamentos foram pulverizados sobre o fungo previamente inoculado no meio de cultura BDA (batata, dextrose e ágar),em placas de Petri. Foram avaliadas as unidades formadoras de colônias (UFC), crescimento vegetativo, produção de conídios, germinação de conídios e atividade inseticida sobre lagartas de Diatraea saccharalis (Lepidoptera: Crambidae). Apesar dos produtos comerciais terem afetado significativamente alguns parâmetros biológicos do fungo, somente Dalneem® 2CR foi classificado como incompatível com o fungo. Os extratos vegetais ocasionaram efeito significativo somente sobre o crescimento vegetativo do fungo (variando de 4 a 7%), sendo todos classificados como compatíveis com o isolado de M. anisopliae.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 author
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.