A Amazônia e os novos paradigmas de desenvolvimento rural: uma breve reflexão teórica.
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v6i2.49200Palavras-chave:
Agricultura familiar, Raízes da terra, sistema agroflorestalResumo
O presente artigo é uma revisão de literatura elaborada a partir de uma olhar sobre os reflexos da políica de modernização agrária na Amazônia no sistema tradicional de uso da terra de agricultores familiares da comunidade São João onde foram implantados sistemas agroflorestais (SAF´s) através do projeto Raízes da Terra. A metodologia utilizada mesclou abordagens quantitativas e qualitativas com a realização de entrevistas, questionários, observações e revisão de literatura em um estudo de caso constituído por 15 famílias de agricultores. As principais conclusões mostram que a implantação de SAF´s foi uma proposta idealizada e organizada por agentes externos à comunidade São João e conhecedores da realidade local, que através do projeto Raízes da Terra, aprovado com metas previamente estabelecidas, promoveram a intervenção agroflorestal visando o desenvolvimento rural e sustentável da agricultura familiar local.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.