Monitoramento do uso da terra e da cobertura vegetal em sistema integrado de produção agroecológico por meio de Sistema de Informação Geográfica
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v5i2.49137Palavras-chave:
Agroecologia, uso da terra, riqueza de espécies, pousio agrícola,, adubação verde, Processamento de imagens-GISResumo
O presente trabalho teve como objetivo estudar em detalhe o uso da terra e a cobertura vegetal das 26 glebas que compõem o Sistema Integrado de Produção Agroecológico km 47, durante os anos de 2003 a 2005. Quatro atualizações anuais do uso agrícola das glebas foram realizadas entre janeiro de 2003 a dezembro de 2005 por meio de visitas periódicas ao campo. Documentos cartográficos e interpretação de imagem de alta resolução do Satélite Quick Bird auxiliaram na elaboração do mapeamento digital. Como resultados, foram gerados três mapas por meio de geoprocessamento: (a) riqueza de espécies cultivadas; (b) pousio agrícola e (c) intensidade de uso de leguminosas. Verificou-se alta riqueza de espécies cultivadas, encontrando-se glebas com até 40 espécies vegetais. Esta riqueza encontrava-se distribuída de forma desuniforme no terreno. Verificou-se também alta intensidade de uso da terra, sendo o período de pousio em grande parte da área, de aproximadamente três meses, durante os três anos de estudo. Nestes casos, predominaram os cultivos anuais associados a intenso preparo de solo. O uso de leguminosas para adubação verde no sistema foi menos intenso nas glebas com culturas anuais. Dado que culturas anuais demandam intensa mobilização de terra, práticas como plantio direto, maior uso de adubos verdes e de menor revolvimento do solo seriam recomendadas nessas glebas, para que o manejo do solo dentro de princípios agroecológicos seja expandido para toda área. As técnicas usadas permitiram um tratamento ágil de fenômenos agroecológicos complexos, resultando em uma análise compacta, porém detalhada e de fácil interpretação visual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 author
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.