Característica da produção agrícola em comunidades rurais da região do Alto Rio Pacuí
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v5i2.49118Palavras-chave:
Produção Agrícola, Meio Ambiente, LevantamentoResumo
As condições edafoclimáticas do Norte de Minas, em quase todos os meses do ano, são desfavoráveis à produção agrícola. Muitas vezes, para a realização dessa atividade é necessário à utilização de técnicas de produção que quando utilizadas inadequadamente tornam-se desfavoráveis ao meio ambiente. Por esse motivo, esse trabalho teve como objetivo averiguar as condições de produção de quatro comunidades rurais da região do Alto Rio Pacuí, localizada no Norte de Minas. Para essa avaliação, utilizaram-se de questionários pré-determinados, os quais apresentavam questões sobre a área de utilização do solo, área de produção, tipo de cultura, sistemas de irrigação, fonte de abastecimento de água, dentre outras. Doze propriedades rurais, pertencentes de quatro comunidades, foram visitadas. Conclui-se nessa pesquisa que a atividade econômica que destaca na região é o cultivo de olerícolas, as quais, irrigadas por sistemas de irrigação diversos, ocasionando, segundo os produtores rurais, redução do fluxo de água do rio Pacuí e dos seus afluentes.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.