Caracterização e recomposição da mata ciliar do córrego Lanhoso em Uberaba-MG
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v4i1.48954Palavras-chave:
Degradação, diagnóstico ambiental, revegetação, cerradoResumo
A implantação desordenada da agropecuária em áreas sob vegetação de cerrado causou profundas modificações no ambiente natural e as matas ciliares não escaparam desta degradação antrópica. Neste contexto, numa parte da microbacia do córrego Lanhoso, situada na Unidade I do CEFET-Uberaba-MG, fez-se o diagnóstico das deteriorações ocorridas na mata ciliar do córrego visando recompor a sua vegetação natural. Foram realizadas visitas técnicas para caracterização planialtimétrica e da situação atual da área, elaboração do diagnóstico ambiental, para propor medidas mitigadoras dos problemas ambientais encontrados. Mediu-se a vazão do córrego para avaliar potencial de irrigação e fizeram-se registros fotográficos. Através do diagnóstico observou-se a presença de gado em pastagens às margens e assoreamento do córrego, ocorrência de erosão laminar e voçorocas, ausência de manejo conservacionista e inexistência de mata ciliar. Observou-se uma vazão de 427,2 l/s suficiente para atender as necessidades de irrigação. Delimitou-se uma área de 1,16 ha (388 x 30 m), onde a largura média do córrego era de 3,96m. Serão necessárias 1674 mudas para recompor a vegetação, destas, 1004 (60%) serão de espécies pioneiras (P), 335 (20%) secundárias (S) e 335 (20%) Climácicas (C). A implantação da agropecuária causou deteriorações ambientais na área e na microbacia; a maior parte da cobertura vegetal está localizada na cabeceira do córrego, sendo mínima ou inexistente no restante da microbacia
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.