Heróis da mídia na voz das crianças
efeitos de sentido sobre/da infância
Palavras-chave:
discurso. infância. herói. memória. psicanálise.Resumo
Esse trabalho pretende, Ã luz da Análise do Discurso de matriz francesa e da psicanálise, discutir como se constitui a figura do herói em narrativas infantis. A partir de uma experiência de contar e ouvir histórias com crianças, observamos que há uma memória discursiva sustentadora dos atos de linguagem, apresentada pela mídia (televisiva e eletrônica principalmente) e recorrente nos mitos, contos de fadas e fábulas, que ora faz falar a manutenção de certos sentidos, ora a ruptura deles. Sendo assim, a fala e a escuta de crianças pode flagrar modos de o sujeito dizer de si, através dos processos de identificação e projeção com os heróis escolhidos por cada um, constituindo, assim, diferentes formas de se posicionar, tanto com relação a si mesmo, quanto em relação ao social, ora reproduzindo lugares discursivos estabilizados ora rompendo e atualizando.
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