Heróis da mídia na voz das crianças

efeitos de sentido sobre/da infância

Autores/as

  • Lucília Maria Sousa Romão
  • Elci Antonia de Macedo Ribeiro Patti
  • Ane Ribeiro Patti

Palabras clave:

discurso. niñez. héroe. memoria. psicoanálisis.

Resumen

Ese trabajo pretende, a la luz del Análisis del Discurso de orientación francesa y Del psicoanálisis, discutir cómo la figura del héroe se construye en las narrativas infantiles. A partir de una experiencia de contar y oír las historias con los niños, observamos que hay uma memoria discursiva sustentadora de los actos de lenguaje, presentada por los medios de comunicación (la televisión y electrónica principalmente) y recurrente en los mitos, cuentos de hadas y fábulas, que o bien llevan a mantener ciertos sentidos o a la ruptura de ellos. De este modo, el habla y la forma de escuchar de los niños puede adoptar los modos del sujeto que habla de sí mismo, a través de los procesos de identificación y proyección con los héroes escogidos por cada uno, constituyendo así diferentes maneras de posicionarse, tanto en relación consigo mismo, como con respecto a lo social, algunas veces reproduciendo los lugares discursivos establecidos, otras veces rompiendo con ellos o actualizándolos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucília Maria Sousa Romão

Douctora, formada em Letras, é professora da graduação em Ciências da Informação e da Documentação e da pós-graduação em Psicologia da FFCLRP/ USP. Autora dos livros: Era uma vez uma outra história: leitura e interpretação na sala de aula, em co-autoria com Soraya Maria Romano Pacífico. Editora DCL, São Paulo, SP, 2006. Na biblioteca escolar, a voz dos alunos. Em: Romão, L. M. S. e Pacífico, S. M. R. (orgs.), 2007. Leitura e escrita: no caminho das linguagens. São Paulo: Ed Alphabeto (no prelo). Reformas de/da natureza na voz de Emília: gestos de leitura apoiados na memória. Em: Romão, L.M.S. (org), 2007. Educação, história e linguagem. São Paulo: Ed. Alphabeto (no prelo). luciliamsr@ffclrp.usp.br

Elci Antonia de Macedo Ribeiro Patti

Psicóloga e Psicanalista, Mestrado e Doutorado em Serviço social pela UNESP - Franca SP, Coordenadora e Profa. do curso de Pós-Graduação Latu Sensu: “Psicanálise, teoria e técnica- uma visão contemporânea”, e Profª no curso de odontologia da Universidade de Franca (UNIFRAN), SP. Autora dos livros: - “O que pode uma Mulher? educação, sexualidade e trabalho”; - “A Saúde na educação é possivel? uma proposta interdisciplinar e transdisciplinar”.

Ane Ribeiro Patti

Psicóloga clínica, especialista em Psicanálise, pesquisadora e candidata ao mestrado na FFCLRP-USP em 2007, é autora de dois capítulos de livros: O Manejo. Em: Carreira, A. F. (org.), 2002. Contando a minha história. São Paulo: Ed. Pancast. Vol 1, 103 p. A força da mídia na atualização das narrativas e heróis infantis. Em: Romão, L. M. S. e Pacífico, S. M. R. (orgs.), 2007. Leitura e escrito: no caminho das linguagens. São Paulo: Ed Alphabeto (no prelo).

Citas

BIGHETTI, D., SOARES, J. A. & PARAVELA, V. (2002) ‘As Funções e as implicações do pacto de sigilo’, em A.F. Carreira (org.) Contando a Minha História: uma técnica com crianças em grupos para ouvir e contar histórias,pp. 84-93. São Paulo: Pancast Editora.

BLEICHMAR, H. (1984) Introdução ao Estudo das Perversões. Porto Alegre: Artes Médicas.

BUCCI, E. & KEHL, M. R. (2004) Videologias. São Paulo: Boitempo Editorial.CHEMAMA, R. (1995) Dicionário de Psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas.

DOLTO, F. (2002) Tudo é linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes.

LACAN, J. (1998) ‘A Instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud’,em Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

LACAN, J. (1990) O Seminário de Jacques Lacan- livro 11- Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

LACAN, J. (1979) Os Escritos Técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

HANNS, L. A. (1996) Dicionário comentado do Alemão de Freud. Rio de Janeiro:Imago.

MARIANI, B. (2005) ‘Silêncio e Metáfora, algo para se pensar’, em Seminário de estudos em Análise do Discurso, 2. Porto Alegre. Anais eletrônicos. Porto Alegre: UFRGS. Disponível em: http://www.discurso.ufrgs.br/sead/doc/sen-tido/bethania.pdt. Acesso: 20 de fevereiro de 2006.

MARIANI, B. (1998) O PC e a imprensa. Campinas: Editora da Unicamp.

ORLANDI, E. P. (1999) Análise De Discurso: princípios e procedimentos. Campinas:Pontes.

PATTI, A. R. & BELLENTANI, P. T. (2002) ‘O Manejo’, em Contando a MinhaHistória: uma técnica com crianças em grupos para ouvir e contar histórias.São Paulo: Pancast Editora.

PATTI, A. R., FURBINO, C. & BELLENTANI, P. T. (2001) O Manejo de um grupo de crianças pré-escolares para “ouvir e contar histórias. Monografia apresentada para obtenção do título de bacharel em psicologia pelaUniversidade de Ribeirão Preto - UNAERP.

PATTI, E. A. de M. R. (2006) A Saúde na Educação é possível? Uma proposta interdisciplinar e transdisciplinar. Franca: UNESP- FHDSS.

PÊCHEUX, M. (1969). L’Analyse automatique du discours. Paris: Dunot.

PÊCHEUX, M. (1990) “L’analyse automatique du discours”, en F. GADET &T. HAK (org) Por uma análise automática do discurso. Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Unicamp.

PÊCHEUX, M. (1997) Semântica e Discurso - Uma Crítica a Afirmação do Óbvio. São Paulo: Editora da UNICAMP.

ROMÃO, L. M. S. (2005) ‘Mais de perto, mil faces secretas sob a face neutra: considerações sobre a heterogeneidade no discurso jornalístico’, Revista Signótica 17 (2): 233-250.

ROUDINESCO, E. & PLON, M. (1998) Dicionário de Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

SAUSSURE, F. (1970) Curso de Lingüística Geral. São Paulo: Editora Cultrix.

SILVERSTONE, R. (2002) Por que Estudar a Mídia?. São Paulo: Edições Loyola.

Publicado

2020-10-19

Cómo citar

Romão, L. M. S. ., Patti, E. A. de M. R., & Patti, A. R. . (2020). Heróis da mídia na voz das crianças: efeitos de sentido sobre/da infância. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 6(1), 21–37. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/34067

Número

Sección

Artículos