Modalidades comunicativo-discursivas de participación en comunidades virtuales de aprendizaje

una propuesta para la evaluación formativa

Autores

  • Gustavo Daniel Constantino

DOI:

https://doi.org/10.35956/v.5.n2.2005.p.7-32

Palavras-chave:

comunidades de aprendizagem. discurso didático. avaliação. internet.

Resumo

Um dos aspectos mais críticos e atualmente menos explorados dos programas e atividades formativas na Web é a avaliação da aprendizagem dos participantes das comunidades virtuales, enquanto comunidades de prática (Mercer, 2000). Se bem que, a tecnologia permite o registro e a quantificação dos eventos de maneira quase exaustiva, contribuições nos foros, chats, correio eletrônico e documentos de trabalho, tudo isso não reflexa adequada e qualitativamente os processos discursivos, nem os ganhos concretos de aprendizagem, tanto em relação ao planejamento didático, como enquanto, a critérios externos de qualidade da aprendizagem (Garrison & Anderson, 2003). No caso da avaliação da participação dos alunos por parte dos tutores, muitas vezes, esta resulta reduzida a aspectos meramente formais, quantitativos, por carência de habilidades interpretativas do discurso eletrônico. O propósito concreto desta indagação, com base num corpus de fóruns formativos com participantes latinoamericanos, está centrado em deduzir e articular os modos e procedimentos específicos de análises discursivas, necessárias para uma avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais.

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Biografia do Autor

Gustavo Daniel Constantino

Doctor en Ciencias de la Educación (Universidad Católica Argentina) y Magíster en Metodologías y Tecnologías de la Formación en Red (Università degli Studi di Verona). Actualmente es investigador adjunto del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) de Argentina, en el Centro de Investigaciones en Antropología Filosófica y Cultural (CIAFIC). Ha publicado diversos libros y artículos entre los cuales se destacan: Didáctica Cognitiva (1996), Investigación cualitativa & análisis del discurso en educación (2002), Presenza vitale contro presenza virtuale: studio contrastivo dei modi strategico-discorsivi della interazione didattica (2002).

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

Constantino, G. D. (2020). Modalidades comunicativo-discursivas de participación en comunidades virtuales de aprendizaje: una propuesta para la evaluación formativa. RALED, 5(2), 7–32. https://doi.org/10.35956/v.5.n2.2005.p.7-32

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