Ainda o contexto

algumas considerações sobre as relações entre contexto, cognição e práticas sociais na obra de Teun van Dijk

Palavras-chave:

contexto. modelo de contexto. práticas de linguagem. cognição social.

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma discussão em torno da noção de contexto, enfocando a obra seminal de Teun van Dijk, traçando alguns paralelos com as suas postulações mais importantes sobre esse tema com as postulações de outros autores que também se dedicaram a refletir sobre esse conceito na sua relação com a produção de linguagem. Para tanto, procurou-se dar uma interpretação ao percurso teórico de van Dijk na construção do conceito de modelos de contexto. Por fim, procurou-se também apresentar breves comentários analíticos sobre uma prática de linguagem a partir das discussões feitas sobre as relações entre linguagem, contexto e cognição social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agha, A. (2007). Language and social relations. New York: Cambridge University Press.

Antos, G. (1997). ‘Texte als Konstitutionsformen von Wissen. Thesen zu einer evolutionstheoretischen Begründung der Textlinguistik. In: Antos, G.; Tietz,

H. (Eds.) Die Zukunft der Textlinguistik. Traditionen, Transformationen, Trends, pp. 43-63, Tübingen: Nieneyer. Firth, J. Personality and language in society. Sociological Review, 42: 37-53, 1950.

Granato, L. B. (2011). ‘Gêneros discursivos em foco: dos Programas Manos e Minas e Altas Horas’. Campinas, SP: Instituto de Estudos da Linguagem. Dissertação de Mestrado, pp 1-325.

Goffman, E. (1974). Frame analysis. New York: Harper & Row.

Gumperz, J. (1982). Discourse strategies. Cambridge: Cambridge University Press.

Goodwin, C.; Duranti, A. (1992) Rethinking Context. Cambridge: Cambridge Universitry Press.

Hanks, W. F. (2008). ‘O que é contexto’. In: Bentes, A. C.; Rezende, R.C.; Machado, M. R. (Orgs.) Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin, pp. 169-203. São Paulo, Cortez.

Hymes, D. (1964). ‘Introduction: towards ethnographies of communication’. In: Hymes, D. Foundations in Sociolinguistics. Philadelphia: University of Philadelphia, 1974.

Koch, I. G. V. (2004) Introdução à linguística textual. São Paulo: Martins Fontes.

Koch, I. G. V. (2002) Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez Editora.

Malinowski, B. (1923). ‘The problem of meaning in primitive languages’. In Ogden, C. K. & Richards, I. A. (Eds.), The meaning of meaning, New York: Harvest/HBJ Books, pp. 146-152.

Marcuschi, L. A. (2001). Perplexidades e perspectivas da lingüística na virada do milênio. Texto apresentado na VI Semana de Letras. João Pessoa: UFPB

Marcuschi, L. A. (2002) ‘Do código para a cognição: o processo referencial como atividade cognitiva’. Veredas 10: 43-62.

Mondada, L; Dubois, D. (2003). ‘Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação’. In: Cavalcante, M.M.; Rodrigues, B.B.; Ciula, A. (Orgs.) Referenciação, pp 17-52. São Paulo: Contexto.

Morato, E. M. (2010). ‘A noção de frame no contexto neurolinguístico: o que ela é capaz de explicar?’ Cadernos de Letras da UFF ”“ Dossiê: Letras e cognição, 41: 93-113.

Tannen, D.; Wallat, C. (1987). ‘Enquadres interativos e esquemas de conhecimento em interação: exemplos de um exame/consulta médica’. In: Ribeiro, B. T.; Garcez, P. M. (Orgs.) Sociolingüística Interacional, pp.70-97. Porto Alegre: AGE.

van Dijk, T. (2008). Discourse and Context: A sociocognitive approach. Cambridge: Carmbridge University Press.

van Dijk, T. (2006). ‘Discourse, context and cognition’. Discourse Studies, 8(1): 159”“177.

van Dijk, T. (1997a). ‘Cognitive context models and discourse’. In: Stamenov, M. (Ed.) Cognition and Consciousness, pp.189-226.. Amsterdam: Benjamins.

van Dijk, T. (1997b). (Ed.) Discourse as social interaction. London: Sage Publications Ltd.

van Dijk, T. (1977). Text and Context. Explorations in the semantics and pragmatics of discourse. London and New York: Longman.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Ainda o contexto: algumas considerações sobre as relações entre contexto, cognição e práticas sociais na obra de Teun van Dijk. (2020). RALED, 11(1), 79–91. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33510

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.