Discurso, imagem e texto verbal

uma perspectiva crítica da multimodalidade

Autores

Palavras-chave:

discurso. imagem. texto verbal.interdiscursividade. intergenericidade. multimodalidade.

Resumo

Discutimos a multimodalidade com base nos estudos críticos do discurso, desenvolvidos por Chouliaraki & Fairclough (1999) e Fairclough (2001, 2003a), visto que também consideramos o fenômeno como um traço relevante do discurso moderno. Apoiadas em pressupostos teórico-metodológicos da Gramática visual de Kress e van Leeuwen (1996), assim como nas discussões teóricas de Marcuschi (2005, 2008), analisamos três textos multimodais (uma publicidade dos Correios australianos; um cartaz de Portugal contra a violência doméstica; e uma manchete brasileira com foto jornalística), que configuram mulheres como participantes representadas junto a outros atores sociais. Categorias visuais como perspectiva, modalidade, estrutura visual e valor da informação, juntamente com categorias de análise de textos verbais, tais como processos de transitividade, estruturas linguístico-discursivas e seleção lexical, conduziram reflexões sobre a função da semiose e suas modalidades, seja na sustentação ou contestação de hegemonias, seja no complexo de lutas de poder, o que inclui relações de gênero social.

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Biografia do Autor

Professora e Pesquisadora Colaboradora na Universidade de Brasília, onde atua na área da Linguística, com pesquisas voltadas para ADC e LSF. Mestra em Linguística pela Universidade de Brasília (1991) e Doutora em Linguística Hispânica pela Universidad Nacional Autónoma de México (1996), realizou estágio pós-Doutoral (2009) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), com atividades de pesquisa junto ao Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) de Portugal (2009). É fundadora do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO) e líder do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades. É membro da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso/ALED. Entre suas publicações, destacam-se o livro, Percursos filológicos: nas trilhas das línguas românicas (2008) e a coletânea Discurso em questão: representação, gênero, identidade e discriminação (2009), organizada em parceria com Leal e Pacheco, com o apoio da FAPDF. 

Doutora em Linguística/Linguagem e Sociedade. Professora adjunta da Universidade de Brasília (Instituto de Letras/Depto. de Linguística, Português e Línguas Clássicas/Programa de Pós-Graduação em Linguística) e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade da UnB (CEAM/NELiS). Desenvolve pesquisas sobre educação e saúde, com base na Análise de Discurso Crítica. É membro da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso/ALED. Publicou recentemente os livros Análise de Discurso Crítica (Resende, V. M. & Ramalho, V. São Paulo: Contexto, 2006); Análise de discurso crítica da publicidade: um estudo sobre a promoção de medicamentos no Brasil (Covilhã: LabCom, 2010) e Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa (Ramalho, V. & Resende, V. M. Campinas: Pontes, 2011).

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

Denize Elena Garcia da, & Viviane. (2020). Discurso, imagem e texto verbal: uma perspectiva crítica da multimodalidade. RALED, 12(1), 7–29. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33471