A hipervisibilidade do corpo-imagem migrante

uma estética do nomadismo na invisibilidade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35956/v.20.n1.2020.p.25-43

Palavras-chave:

corpo-imagem. (hiper)visibilidade. discurso. mídias. refugiados.

Resumo

Este ensaio discute, pelo viés dos estudos do discurso brasileiros, atravessados pelos olhares da psicanálise e da filosofia, o funcionamento da hipervisibilidade no campo midiático, compreendendo que esta escamoteia o processo de invisibilização social do qual fazem parte os sujeitos migrantes. São analisadas três regularidades visuais/discursivas que emergem quando as palavras-chave “migrações/migraciones”, “migrantes” e “refugiado(a)s” são procuradas, em línguas portuguesa e espanhola, nas ferramentas de busca on-line. Essas regularidades são agrupadas e discutidas com base na articulação entre as noções de campo escópico e memória visual. Pela dimensão escópica, a qual convoca o/a olhar, problematiza-se a distribuição simbólica dos lugares e a construção de certa estética do nomadismo. A leitura das imagens enquanto traços da memória discursiva/coletiva permite questionar a construção midiatizada dessa memória, atrelada a um efeito de homogeneização das migrações.

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Biografia do Autor

Docente no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (DECOM/UFSM ”“ FW), onde coordena o Projeto de Pesquisa Discurso, poder e políticas da (in)visibilidade (DISPOLI). É Graduada e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutora e Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente (2019-2020), é pesquisadora visitante no Centre d’Études des Mouvements So ciaux da École des Hautes Études em Sciences Sociales (CEMS/EHESS ”“ Paris).

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

Marluza da. (2020). A hipervisibilidade do corpo-imagem migrante: uma estética do nomadismo na invisibilidade social. RALED, 20(1), 25–43. https://doi.org/10.35956/v.20.n1.2020.p.25-43

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