O espaço na enunciação publicitária

do contexto social ao discursivo

Auteurs-es

Mots-clés :

enunciação publicitária. processos midiáticos e culturais. espaço discursivo.

Résumé

A partir de investigações sobre a enunciação midiática publicitária e dos estudos de processos mediáticos em comunicação, no âmbito do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem Publicitária ”“NIELP/ECA/USP, busca-se, neste trabalho, propor reflexões sobre a representação do espaço em mensagens publicitárias, a partir da formulação de categorias espaciais mais recorrentes da enunciação e do enunciado em publicidade. O texto tenta estabelecer a conexão entre os sentidos dos espaços sociais da sociedade de consumo com as suas representações discursivas de espaço.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações - ECA da USP, São Paulo-Brasil. Docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo - CRP da ECA/USP. Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem Publicitária ”“NIELP/ECA/USP. Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Doutorando em Educação pela UNESP- Marília-SP, Brasil. Mestre em Estudos Literários pela UNESP-Araraquara ”“ SP, Brasil. Graduado em Letras Português e Inglês pela UNESP-Araraquara ”“ SP. Colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem Publicitária ”“NIELP/ECA/USP.

Références

AUGÉ, M. (1994) Não Lugares: introdução a uma antropologia da super modernidade. São Paulo: Papirus.

BACHELARD, G. (1993) A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes.

BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV) (1995) Marxismo e filosofia da linguagem. 7ed. São Paulo: HUCITEC. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira.

BARBOSA, I. S. e TRINDADE, E. (2003) ‘Por uma enunciação Publicitária’. IIANAIS Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso. Puebla: Universid Autónoma Benemérita de Puebla/ALED.1º CD-ROM.

BENVENISTE, E. (1966) Problèmes de linguistique générale. Paris: Gallimard.

BENVENISTE, E. (1974). Problèmes de linguistique générale II. Paris: Gallimard.

BOURDIEU, P. (1983) ‘O campo científico’, en R. ORTIZ (Org.) Pierre Bourdieu.São Paulo: Ática.

CHARAUDEAU, P. e MAINGUENEAU, D. (2004) Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto. FIORIN, J. L. (1999) Astúcias da enunciação. As categorias de pessoa, espaço e tempo.São Paulo: Ática.

GENETTE, G. (1972) Figures III. Paris: Seuil.

GENETTE,G. (1983). Nouveau discours du récit. Paris: Seuil.

GREIMAS, A. J. (2002) ‘Semiótica figurativa y semiótica plástica’, en D. NAVARRO. Criterios -Imagem 1.Teoría Francesa y Francófona del lenguaje visual y pectórico. Havana: Casa de las Américas/ UNEAC/Embajada de Francia en Cuba.

KERBRAT-ORECCHIONI, C. (1980) L’énonciation. De la subjectivité dans lalangage. 5 ed. Paris: Armand Colin.

MCLUHAN, M. (1964) Understanding media: the extensions of man. New York:Signet Books.

MAINGUENEAU, D. (1983) Sémantique de la polémique.Discours religieux etruptures ideologique au XXVII° siècle. Lausanne: L’Age d’homme.

TRINDADE, E. (2005) ‘A publicidade e a modernidade-mundo: as representações de pessoa, espaço e tempo’, em I. S. BARBOSA (Org.). Os sentidos da Publicidade. Estudos interdisciplinares, pp. 81-96. São Paulo: Thomson Learning.

Téléchargements

Publié-e

2020-10-19

Comment citer

Eneus, & Sérgio Fabiano. (2020). O espaço na enunciação publicitária: do contexto social ao discursivo. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 6(1), 63–75. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/34069

Numéro

Rubrique

Artículos

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.