Heróis da mídia na voz das crianças

efeitos de sentido sobre/da infância

Auteurs-es

Mots-clés :

discurso. infância. herói. memória. psicanálise.

Résumé

Esse trabalho pretende, à luz da Análise do Discurso de matriz francesa e da psicanálise, discutir como se constitui a figura do herói em narrativas infantis. A partir de uma experiência de contar e ouvir histórias com crianças, observamos que há uma memória discursiva sustentadora dos atos de linguagem, apresentada pela mídia (televisiva e eletrônica principalmente) e recorrente nos mitos, contos de fadas e fábulas, que ora faz falar a manutenção de certos sentidos, ora a ruptura deles. Sendo assim, a fala e a escuta de crianças pode flagrar modos de o sujeito dizer de si, através dos processos de identificação e projeção com os heróis escolhidos por cada um, constituindo, assim, diferentes formas de se posicionar, tanto com relação a si mesmo, quanto em relação ao social, ora reproduzindo lugares discursivos estabilizados ora rompendo e atualizando.

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Bibliographies de l'auteur-e

Douctora, formada em Letras, é professora da graduação em Ciências da Informação e da Documentação e da pós-graduação em Psicologia da FFCLRP/ USP. Autora dos livros: Era uma vez uma outra história: leitura e interpretação na sala de aula, em co-autoria com Soraya Maria Romano Pacífico. Editora DCL, São Paulo, SP, 2006. Na biblioteca escolar, a voz dos alunos. Em: Romão, L. M. S. e Pacífico, S. M. R. (orgs.), 2007. Leitura e escrita: no caminho das linguagens. São Paulo: Ed Alphabeto (no prelo). Reformas de/da natureza na voz de Emília: gestos de leitura apoiados na memória. Em: Romão, L.M.S. (org), 2007. Educação, história e linguagem. São Paulo: Ed. Alphabeto (no prelo). luciliamsr@ffclrp.usp.br

Psicóloga e Psicanalista, Mestrado e Doutorado em Serviço social pela UNESP - Franca SP, Coordenadora e Profa. do curso de Pós-Graduação Latu Sensu: “Psicanálise, teoria e técnica- uma visão contemporânea”, e Profª no curso de odontologia da Universidade de Franca (UNIFRAN), SP. Autora dos livros: - “O que pode uma Mulher? educação, sexualidade e trabalho”; - “A Saúde na educação é possivel? uma proposta interdisciplinar e transdisciplinar”.

Psicóloga clínica, especialista em Psicanálise, pesquisadora e candidata ao mestrado na FFCLRP-USP em 2007, é autora de dois capítulos de livros: O Manejo. Em: Carreira, A. F. (org.), 2002. Contando a minha história. São Paulo: Ed. Pancast. Vol 1, 103 p. A força da mídia na atualização das narrativas e heróis infantis. Em: Romão, L. M. S. e Pacífico, S. M. R. (orgs.), 2007. Leitura e escrito: no caminho das linguagens. São Paulo: Ed Alphabeto (no prelo).

Références

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Publié-e

2020-10-19

Comment citer

Lucília Maria Sousa, Elci Antonia de Macedo Ribeiro, & Ane Ribeiro. (2020). Heróis da mídia na voz das crianças: efeitos de sentido sobre/da infância. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 6(1), 21–37. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/34067

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