Heróis da mídia na voz das crianças

efeitos de sentido sobre/da infância

Authors

Keywords:

discourse. childhood. hero. memory. psychoanalysis.

Abstract

In the light of discourse analysis in the French tradition and psychoanalysis, we discuss how the hero figure is constructed in children´s narratives. Starting from an experience of telling and listening to children´s stories, we observed that there is a discursive memory supported by language actions, presented by the media (mainly televised and electronic) and recurrently found in myths, fairy tales and fables, which either contribute to maintain certain meanings or to break with them. Being like this, the acts of speaking and listening of these children may show ways of talking about themselves through the processes of identification and projection of the heroes they choose for each one, and so constituting different forms of positioning regarding their own selves and social relations, either by reproducing stabilized discourses, breaking with them, or making them real.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Douctora, formada em Letras, é professora da graduação em Ciências da Informação e da Documentação e da pós-graduação em Psicologia da FFCLRP/ USP. Autora dos livros: Era uma vez uma outra história: leitura e interpretação na sala de aula, em co-autoria com Soraya Maria Romano Pacífico. Editora DCL, São Paulo, SP, 2006. Na biblioteca escolar, a voz dos alunos. Em: Romão, L. M. S. e Pacífico, S. M. R. (orgs.), 2007. Leitura e escrita: no caminho das linguagens. São Paulo: Ed Alphabeto (no prelo). Reformas de/da natureza na voz de Emília: gestos de leitura apoiados na memória. Em: Romão, L.M.S. (org), 2007. Educação, história e linguagem. São Paulo: Ed. Alphabeto (no prelo). luciliamsr@ffclrp.usp.br

Psicóloga e Psicanalista, Mestrado e Doutorado em Serviço social pela UNESP - Franca SP, Coordenadora e Profa. do curso de Pós-Graduação Latu Sensu: “Psicanálise, teoria e técnica- uma visão contemporânea”, e Profª no curso de odontologia da Universidade de Franca (UNIFRAN), SP. Autora dos livros: - “O que pode uma Mulher? educação, sexualidade e trabalho”; - “A Saúde na educação é possivel? uma proposta interdisciplinar e transdisciplinar”.

Psicóloga clínica, especialista em Psicanálise, pesquisadora e candidata ao mestrado na FFCLRP-USP em 2007, é autora de dois capítulos de livros: O Manejo. Em: Carreira, A. F. (org.), 2002. Contando a minha história. São Paulo: Ed. Pancast. Vol 1, 103 p. A força da mídia na atualização das narrativas e heróis infantis. Em: Romão, L. M. S. e Pacífico, S. M. R. (orgs.), 2007. Leitura e escrito: no caminho das linguagens. São Paulo: Ed Alphabeto (no prelo).

References

BIGHETTI, D., SOARES, J. A. & PARAVELA, V. (2002) ‘As Funções e as implicações do pacto de sigilo’, em A.F. Carreira (org.) Contando a Minha História: uma técnica com crianças em grupos para ouvir e contar histórias,pp. 84-93. São Paulo: Pancast Editora.

BLEICHMAR, H. (1984) Introdução ao Estudo das Perversões. Porto Alegre: Artes Médicas.

BUCCI, E. & KEHL, M. R. (2004) Videologias. São Paulo: Boitempo Editorial.CHEMAMA, R. (1995) Dicionário de Psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas.

DOLTO, F. (2002) Tudo é linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes.

LACAN, J. (1998) ‘A Instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud’,em Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

LACAN, J. (1990) O Seminário de Jacques Lacan- livro 11- Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

LACAN, J. (1979) Os Escritos Técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

HANNS, L. A. (1996) Dicionário comentado do Alemão de Freud. Rio de Janeiro:Imago.

MARIANI, B. (2005) ‘Silêncio e Metáfora, algo para se pensar’, em Seminário de estudos em Análise do Discurso, 2. Porto Alegre. Anais eletrônicos. Porto Alegre: UFRGS. Disponível em: http://www.discurso.ufrgs.br/sead/doc/sen-tido/bethania.pdt. Acesso: 20 de fevereiro de 2006.

MARIANI, B. (1998) O PC e a imprensa. Campinas: Editora da Unicamp.

ORLANDI, E. P. (1999) Análise De Discurso: princípios e procedimentos. Campinas:Pontes.

PATTI, A. R. & BELLENTANI, P. T. (2002) ‘O Manejo’, em Contando a MinhaHistória: uma técnica com crianças em grupos para ouvir e contar histórias.São Paulo: Pancast Editora.

PATTI, A. R., FURBINO, C. & BELLENTANI, P. T. (2001) O Manejo de um grupo de crianças pré-escolares para “ouvir e contar histórias. Monografia apresentada para obtenção do título de bacharel em psicologia pelaUniversidade de Ribeirão Preto - UNAERP.

PATTI, E. A. de M. R. (2006) A Saúde na Educação é possível? Uma proposta interdisciplinar e transdisciplinar. Franca: UNESP- FHDSS.

PÊCHEUX, M. (1969). L’Analyse automatique du discours. Paris: Dunot.

PÊCHEUX, M. (1990) “L’analyse automatique du discours”, en F. GADET &T. HAK (org) Por uma análise automática do discurso. Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Unicamp.

PÊCHEUX, M. (1997) Semântica e Discurso - Uma Crítica a Afirmação do Óbvio. São Paulo: Editora da UNICAMP.

ROMÃO, L. M. S. (2005) ‘Mais de perto, mil faces secretas sob a face neutra: considerações sobre a heterogeneidade no discurso jornalístico’, Revista Signótica 17 (2): 233-250.

ROUDINESCO, E. & PLON, M. (1998) Dicionário de Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

SAUSSURE, F. (1970) Curso de Lingüística Geral. São Paulo: Editora Cultrix.

SILVERSTONE, R. (2002) Por que Estudar a Mídia?. São Paulo: Edições Loyola.

Published

2020-10-19

How to Cite

Lucília Maria Sousa, Elci Antonia de Macedo Ribeiro, & Ane Ribeiro. (2020). Heróis da mídia na voz das crianças: efeitos de sentido sobre/da infância. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 6(1), 21–37. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/34067

Issue

Section

Research articles

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.