As Eleições Presidenciais de 2002 nas páginas de“Veja”
Mots-clés :
Veja. discurso midiático. discurso político. Lula. Brasil. eleições. semiótica. análise do discurso.Résumé
Este trabalho analisa 27 edições de Veja, de 1º de maio a 30 de outubro de 2002, empregando métodos da semiótica de tradição francesa. A análise abarca o discurso da revista, com foco no tema das eleições presidenciais daquele ano. Os resultados mostram que Veja é uma revista de opinião, de cunho conservador, que acredita na globalização e nos mercados como força principal do mundo, alinhada com os interesses das classes altas e do sucesso individual no sistema capitalista. Nesse contexto, teve uma atitude de oposição a Lula e apoio a Serra.
Téléchargements
Références
AUSGUSTI, A. R. (2005) Jornalismo e Comportamento: Os valores presentes no discurso da revista Veja. Dissertação de Mestrado, Porto Alegre: UFRGS.
Augusti, A. R. (2006) ‘Auto-realização: uma análise do comportamento contemporâneo retratado pela revista Veja’, UNIrevista (UNISINOS. Online), 1: 1-10.
BARROS, D. L. P. (2003) ‘Interação em Anúncios Publicitários’, in: Dino Preti (org.), Interação na Fala e na Escrita. São Paulo: Humanitas,.
BARROS, D. L. P. (2002) Teoria do Discurso. Fundamentos Semióticos. São Paulo: Humanitas.
BARROS, D. L. P. (2001) Teoria Semiótica do Texto. São Paulo: Ática.
CARVALHO, A. (2005) A representação do MST na revista Veja. Uma análise dos meios de comunicação de massa, através do conceito de Indústria Cultural. Dissertação de Mestrado, Marília: UNESP.
DISCINI, N. (2003) O Estilo nos Textos. São Paulo: Contexto.
FIORIN, J. L. (2002) As Astúcias da Enunciação. São Paulo: Ática.
FIORIN, J. L. (2003) Linguagem e Ideologia. São Paulo: Ática.
FOUCAULT, M. (2003) A Ordem do Discurso.São Paulo: Loyola.
GOMES, M. R. (2000) Jornalismo e Ciências da Linguagem. São Paulo: Edusp.
GREIMAS, A. J. e COURTÉS, J. (1979) Sémiotique: Dictionnaire Raisonné de la Théorie du Langage. Paris: Hachette.
GREIMAS, A. J. e COURTÉS, J. (1986) Sémiotique: Dictionnaire Raisonné de la Théorie du Langage. Tome 2. Paris: Hachette.
GREIMAS, A. J. (1970) Du Sens. Essais Sémiotiques. Paris: Editions du Seuil.
GREIMAS, A. J. (1983) Du Sens II. Essais Sémiotiques. Paris, Editions du Seuil.
HERNANDES, N. (2001) A revista Veja e o discurso do emprego na globalização: Uma análise semiótica. Dissertação de Mestrado, São Paulo: USP.
HERNANDES, NILTON (2003). Análise de publicidade da revista Veja. Cadernos de Semiótica Aplicada, 1 (2), Araraquara, dezembro de 2003.
MENDONÇA, K. (2004) Assentamentos da memória: (re)construções de memória discursiva na revista Veja. XIII COMPÓS: São Bernardo do Campo/SP.
NASCIMENTO, P. C. (2002) Jornalismo em revistas no Brasil: Um estudo das construções discursivas em Veja e Manchete. São Paulo: Annablume.
PRADO, J. L. A. (2003) ‘O perfil dos vencedores em Veja’, Revista Fronteiras Estudos Midiáticos, Porto Alegre, 5 (2): 77-96.
PRADO, J. L. A. (2005) ‘The construction of the Other in a Brazilian weekly magazine’, Brazilian Journalism Research, 1 (2): 41-63.
SILVA, C. L. (2006) ‘Veja e o PT: do risco Lula ao Lula light’, Lutas Sociais, 15/16: 137-148.
SOUZA, E. F. (2004) Do silêncio à satanização: O discurso de Veja e o MST. São Paulo: Annablume.
TATIT, L. (2002) Análise Semiótica Através das Letras. São Paulo: Ateliê Editorial.
VERÓN, E. (2004). Fragmentos de un Tejido. Barcelona: Gedisa.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Los/as autores/as conservan los derechos de autor/a y garantizan a RALED el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una Creative Commons Attribution License BY-NC-ND 4.0 que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo, copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Os/As autores/as conservam os direitos autorais e garantem a RALED o direito de ser a primeira publicação do trabalho licenciado por uma Creative Commons Attribution License BY-NC-ND 4.0 que permite compartilhar o trabalho com reconhecimento de sua autoria e cópia e redistribuição do material em qualquer meio ou formato.