As Eleições Presidenciais de 2002 nas páginas de“Veja”

Autores

Palavras-chave:

Veja. discurso midiático. discurso político. Lula. Brasil. eleições. semiótica. análise do discurso.

Resumo

Este trabalho analisa 27 edições de Veja, de 1º de maio a 30 de outubro de 2002, empregando métodos da semiótica de tradição francesa. A análise abarca o discurso da revista, com foco no tema das eleições presidenciais daquele ano. Os resultados mostram que Veja é uma revista de opinião, de cunho conservador, que acredita na globalização e nos mercados como força principal do mundo, alinhada com os interesses das classes altas e do sucesso individual no sistema capitalista. Nesse contexto, teve uma atitude de oposição a Lula e apoio a Serra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mestrado em jornalismo pela Universidade de São Paulo e doutorado em linguística hispânica (em fase final) pela University of Texas at Austin. Suas áreas de interesse são: semiótica, análise do discurso, discurso político, discurso midiático, linguística textual e aquisição de espanhol e português como segunda língua.

Referências

AUSGUSTI, A. R. (2005) Jornalismo e Comportamento: Os valores presentes no discurso da revista Veja. Dissertação de Mestrado, Porto Alegre: UFRGS.

Augusti, A. R. (2006) ‘Auto-realização: uma análise do comportamento contemporâneo retratado pela revista Veja’, UNIrevista (UNISINOS. Online), 1: 1-10.

BARROS, D. L. P. (2003) ‘Interação em Anúncios Publicitários’, in: Dino Preti (org.), Interação na Fala e na Escrita. São Paulo: Humanitas,.

BARROS, D. L. P. (2002) Teoria do Discurso. Fundamentos Semióticos. São Paulo: Humanitas.

BARROS, D. L. P. (2001) Teoria Semiótica do Texto. São Paulo: Ática.

CARVALHO, A. (2005) A representação do MST na revista Veja. Uma análise dos meios de comunicação de massa, através do conceito de Indústria Cultural. Dissertação de Mestrado, Marília: UNESP.

DISCINI, N. (2003) O Estilo nos Textos. São Paulo: Contexto.

FIORIN, J. L. (2002) As Astúcias da Enunciação. São Paulo: Ática.

FIORIN, J. L. (2003) Linguagem e Ideologia. São Paulo: Ática.

FOUCAULT, M. (2003) A Ordem do Discurso.São Paulo: Loyola.

GOMES, M. R. (2000) Jornalismo e Ciências da Linguagem. São Paulo: Edusp.

GREIMAS, A. J. e COURTÉS, J. (1979) Sémiotique: Dictionnaire Raisonné de la Théorie du Langage. Paris: Hachette.

GREIMAS, A. J. e COURTÉS, J. (1986) Sémiotique: Dictionnaire Raisonné de la Théorie du Langage. Tome 2. Paris: Hachette.

GREIMAS, A. J. (1970) Du Sens. Essais Sémiotiques. Paris: Editions du Seuil.

GREIMAS, A. J. (1983) Du Sens II. Essais Sémiotiques. Paris, Editions du Seuil.

HERNANDES, N. (2001) A revista Veja e o discurso do emprego na globalização: Uma análise semiótica. Dissertação de Mestrado, São Paulo: USP.

HERNANDES, NILTON (2003). Análise de publicidade da revista Veja. Cadernos de Semiótica Aplicada, 1 (2), Araraquara, dezembro de 2003.

MENDONÇA, K. (2004) Assentamentos da memória: (re)construções de memória discursiva na revista Veja. XIII COMPÓS: São Bernardo do Campo/SP.

NASCIMENTO, P. C. (2002) Jornalismo em revistas no Brasil: Um estudo das construções discursivas em Veja e Manchete. São Paulo: Annablume.

PRADO, J. L. A. (2003) ‘O perfil dos vencedores em Veja’, Revista Fronteiras Estudos Midiáticos, Porto Alegre, 5 (2): 77-96.

PRADO, J. L. A. (2005) ‘The construction of the Other in a Brazilian weekly magazine’, Brazilian Journalism Research, 1 (2): 41-63.

SILVA, C. L. (2006) ‘Veja e o PT: do risco Lula ao Lula light’, Lutas Sociais, 15/16: 137-148.

SOUZA, E. F. (2004) Do silêncio à satanização: O discurso de Veja e o MST. São Paulo: Annablume.

TATIT, L. (2002) Análise Semiótica Através das Letras. São Paulo: Ateliê Editorial.

VERÓN, E. (2004). Fragmentos de un Tejido. Barcelona: Gedisa.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Ricardo. (2020). As Eleições Presidenciais de 2002 nas páginas de“Veja”. RALED, 7(2), 73–90. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33612

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.