ESTUDO DA TERMODINÂMICA SOB UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Resumo
Neste relato apresentam-se considerações referentes às observações, oficinas e a docência do programa de residência pedagógica do curso de licenciatura em física no âmbito do instituto federal catarinense (ifc) - campus concórdia. As referidas atividades foram realizadas em uma turma do 2° ano do Curso Técnico em Alimentos, no período matutino e vespertino. Nesta última fase do Projeto, está sendo realizada a docência de 16 horas aulas com mais duas oficinas, foram trabalhados conceitos da termodinâmica. Este trabalho objetiva identificar as dificuldades dos alunos em relação à aprendizagem dos conceitos de Física, reconhecer e trabalhar com interesse dos alunos, demonstrando motivação, incentivo e participação dos mesmos durante as aulas de Física.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P. Educational psychology: A cognitive view. Nova York, Holt, Rinehart and winston INc., 1968.
BRASIL.MEC.CNE/CP. Parecer número 28 de 02 de outubro de 2001. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/sesu/>. Acesso em 21 de jun de 2019.
BORBA, M.C. Informática trará mudanças na educação brasileira. Zetetiké, Campinas, v.4, n.6, p.123-4, jul. /Dez. 1996.
INSTITUTO. Plano Político Curricular. Curso técnico em alimentos, Instituto Federal Catarinense, 2015. Blumenau, 2014,pg. 1- 140.
INSTITUTO. Projeto Político Pedagógico Institucional: Curso Superior de Física - Licenciatura.Instituto Federal Catarinense, 2. Blumenau, 2014,pg. 1- 140.
INSTITUTO. Residência Pedagógica. Disponível em <http://ifc.edu.br/residencia-pedagogica/> Acesso em 10 de nov de 2019.
MORAN, J. M. Desafios na Comunicação Pessoal. Gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. 3a Ed. São Paulo: Paulinas, 2008.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: A teoria de David Ausubel, 2009.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7 Ed. São Paulo: Cortez, 2012.
REGO, T.C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 24. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).