RADIAÇÃO DE CORPO NEGRO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA COM LABORATÓRIOS VIRTUAIS

Autores

  • Daniel Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Jucimar Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Fábio Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Luciano Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia

Palavras-chave:

Residência Pedagógica. Simulações Virtuais. Teoria de Ensino de Bruner

Resumo

Este trabalho foi realizado dentro do âmbito do programa de residência pedagógica, desenvolvido nas dependências do instituto catarinense campus concórdia, e teve por objetivo o estudo da viabilização da utilização de simulações disponíveis na internet no ensino de física, bem como avaliação do processo educativo por meio dos experimentos virtuais. O trabalho foi fundamentado na teoria de ensino de Jerome Bruner que visa em propiciar ao aluno um ambiente facilitador do processo de ensino-aprendizagem, resultando em uma considerável melhora de interesse e participação dos alunos nos conceitos apresentados e desenvolvidos em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ATAÍDE, Jefferson Fagundes; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, São Paulo, ano 1, v. 7, ed. 1, p. 1-25, 1 jan. 2014. DOI 10.3895/S1982-873X2014000100005. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/xmlui/bitstream/handle/ri/16207/Artigo%20%20Jefferson%20Fagundes%20Ata%C3%ADde%20-%202014.pdf?sequence=5&isAllowed=y>. Acesso em: 18 nov. 2019.

CAVALCANTE, Marisa Almeida; PIFFER, Anderson; NAKAMURA, Patrícia. O Uso da Internet na Compreensão de Temas de Física Moderna para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, 2001.

MACÊDO , Josué Antunes de; DICKMAN , Adriana Gomes; ANDRADE, Isabela Silva Faleiro de. SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE CONCEITOS BÁSICOS DE ELETRICIDADE.Caderno Brasileiro de Ensino de Física, São

Paulo, v. 29, ed. 1, p. 562-613, 2012. DOI 2175-7941.2012v29nesp1p562. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/22108>. Acesso em: 18 nov. 2019.

MOREIRA, Marco Antonio. A teoria de ensino de Bruner. In: MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2011.

OLIVEIRA, Fabio Ferreira De; VIANA, Deise Miranda; GERBASSI, Reuber Scofano. Física Moderna No Ensino Médio: o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Física,São Paulo, 2007.

SIGNIFICADOS. Significado de Tecnologia: O que é Tecnologia. In: Significado de Tecnologia: O que é Tecnologia. São Paulo: Significados, 2014. Disponível em:<https://www.significados.com.br/tecnologia-2/>. Acesso em: 18 nov. 2019.

SOARES, Antônio Augusto; MORAES, Letícia Estevão; OLIVEIRA, Franciéle Gonçalves. Ensino de matéria e radiação no ensino médio com o auxílio de simuladores interativos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, São Paulo, v. 32, ed. 3, p. 915-933, 2015. DOI 10.5007/2175-

2015v32n3p915. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2015v32n3p915>. Acesso em: 18 nov. 2019.

Downloads

Publicado

2021-10-12

Como Citar

Bauermann da Silva, D. ., Peruzzo , J. ., Lombardo Evangelista, F. ., & Lewandoski Alvarenga, L. . (2021). RADIAÇÃO DE CORPO NEGRO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA COM LABORATÓRIOS VIRTUAIS. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 7(2), 15–32. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/39081

Edição

Seção

Artigos Convidados

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)