TEORIA DE PIAGET E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO

Autores

  • Bruna Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Rafael Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Fábio Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Luciano Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia

Palavras-chave:

Ensino de Física. Teoria Piagetiana. Experimentação.

Resumo

Este relatório refere-se ao Programa de Residência Pedagógica, vinculado ao curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia. O objetivo foi promover a imersão do licenciando no contexto escolar e possibilitar o aprendizado e o desenvolvimento da identidade docente. As atividades foram desenvolvidas com uma turma de 3° ano do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, e envolveram a leitura de documentos pertinentes para o processo de ensino-aprendizagem, oito semanas de atuação como docente e aplicação de uma oficina didática. Durante a docência e a oficina didática foram abordados os conceitos ligados a eletromagnetismo, por meio da experimentação, história da ciência, resolução de problemas e simulações virtuais. Como embasamento teórico, foram adotadas as concepções construtivistas de Jean Piaget. De modo geral, as experiências desenvolvidas na Residência Pedagógica representaram uma oportunidade única de preparação para o futuro trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANTES, A. R.; MIRANDA, M. S.; SUDART, N. Objetos de aprendizagem no ensino de física: usando simulações do PhET. Física na Escola. v. 11, n.1, p. 27-31, 2010. Disponível em: <http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol11-Num1/a081.pdf>. Acesso em: 26

out. 2019.

BISCUOLA, G. J.; BÔAS, N. V.; DOCA, R. H. Física 3: eletricidade e física moderna. 3. ed. São Paulo, 2016.

CAPES. Programa de Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/pt/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>. Acesso em: 21 out. 2019.

CHICÓRA, T.; CAMARGO, S.; TOPPEL, A. História e filosofia da ciência no ensino de física moderna. In: XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba, 2015. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22481_9958.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2019.

CLEMENT, L.; TERRAZZAN, E. A.; NASCIMENTO, T. B. resolução de problemas no ensino de física baseado numa abordagem investigativa. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, 2003. Disponível em: <http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL159.pdf>. Acesso em: 07 nov. 2019.

FALZETTA, R. Residência pedagógica: o que é isso. 2017. Disponível em: <https://blogs.oglobo.globo.com/todos-pela-educacao/post/residencia-pedagogica-o-que-e-isso.html>. Acesso em 20 out. 2019

FERRACIOLI, L. Aspectos da construção do conhecimento e da aprendizagem na obra de Piaget. Caderno Catarinense de Ensino de Física. Florianópolis, v.16, n.2, p. 180-194, abr. ago. 1999. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6808/6292> Acesso em: 22 out. 2019.

FORATO, T. C. M.; MARTINS, R. A.; PIETROCOLA, M.. Enfrentando obstáculos na transposição didática da história da ciência para a sala de aula: In: PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P.; FERREIRA, J. M. H. Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: Edufrn, 2012. Disponível em: <http://ppgect.ufsc.br/files/2012/11/Temas-de-Historia-e-Filosofia-da-Ciencia-no-Ensinopdf>. Acesso em: 05 nov. 2019.

GOMES, R. C. S.; GHEDIN, E. O desenvolvimento cognitivo na visão de Jean Piaget e suas implicações a educação científica. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa. Campinas, 2011. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1092-2.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2019.

GOMES, L. C.; BELLINI, L. M. Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física. Revista Brasileira de Ensino.

MIRANDA, R. M. VANIN, V. R. BECHARA, M. J. Uso de simulações em disciplinas básicas de Mecânica em um curso de Licenciatura em Física. In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Belo Horizonte, 2004. Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/dados/epef/_usodesimulacoesemdiscipl.trabalho.pdf>. Acesso em: 26 out. 2019.

MORAES, R. É possível ser construtivista no ensino de ciências. In: MORAES, R (Org.). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 2. ed. ampl. São Paulo: EPU, 2011.

OLIVEIRA, J. R. S. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae. Canoas, v. 12, n.1, p.139-153, jan./jun. 2010. Disponível em:<http://w3.ufsm.br/laequi/wpcontent/uploads/2015/03/contribui%C3%A7%C3%B5es-e-abordagens-de-atividades-experimentais.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2019.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Física. Curitiba: Secretaria de Educação do Estado do Paraná, 2008. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/284293/mod_resource/content/1/Diretrizes%20Curriculares%20da%20Edu%20Basica%20-%

Fisica.pdf>. Acesso em: 24 out. 2019.

PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011;

PIRES JÚNIOR, E. O. A utilização de simulações virtuais no processo de ensino-aprendizagem de Física. João Pessoa: UEPB, 2014. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/5406/1/PDF%20-%20Ec%C3%ADlio%20Oliveira%20Pires%20J%C3%BAnior.pdf>. Acesso em: 23 out. 2019.

QUINTAL, J. R.; GUERRA, A. A história da ciência no processo ensino-aprendizagem. Física na Escola, v. 10, n.1, p. 21-25, 2009. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a04. Acesso em: 19 nov. 2019.

RODRIGUES, M. A. T. Metodologia construtivista no ensino de física para discentes do curso de pedagogia. (Dissertação de Mestrado). Rio Grande: FURG, 2015. Disponível em: http://www1.fisica.org.br/mnpef/sites/default/files/dissertacaomarco.pd f >. Acessoem27out.2019.

ROSITO, B.A.Oensinodecinciaseaexperimentao.In : MORAES, R(Org.).Construtivismo e ensino de ciências re flexesepistemolgicasemetodolgicas.3.ed.PortoAlegre : EDIPUCRS,2008.

SANTI,C.B.;SANTOS, R.M.;WEBLER,G.Material concreto na compreensão dos conceitos matemáticos.201<>. Acesso em: 18 nov. 2019.

SANTOMAURO, B. Como corrigir os erros dos alunos com o objetivo de ajudá-los a avançar. 2010. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1479/como-corrigir-os-erros-dos-alunos-co Acesso em: 18 nov. 2019.

SÉRÉ, M. G.; COELHO, S. M.; NUNES, A. D. O papel da experimentação no ensino da Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Porto Alegre, v.20, n.1, p. 30-42, abr. 2003. Disponível em: <http://www.paulorosa.docente.ufms.br/Pratica_III/Sere_Coelho_Nunes_O_papel_experimentacao.pdf>. Acesso em: 22 out. 2019.

VASCONCELOS, C. O. L.; LEÃO, M. F. Uso de experimentos com material concreto e simulações PhET no estudo de cinemática na Educação de Jovens e Adultos. , v. 23, dez. 2017. Disponível em: <http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2017/12/Art9-vol.23-Dezembro-2017.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2019.

Downloads

Publicado

2021-10-12

Como Citar

Müller Da Silva, B. . ., Cardim Pazim, R. ., Lombardo Evangelista, F. ., & Lewandoski Alvarenga, L. . (2021). TEORIA DE PIAGET E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 7(2), 109–123. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/39078

Edição

Seção

Artigos Convidados

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)