ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS
Palavras-chave:
Programa de Residência Pedagógica. Ensino de Física. Aprendizagem Significativa. Peer instruction. Atividades experimentais.Resumo
O presente trabalho é resultado da atividade de docência realizada durante o programa de residência pedagógica. A atividade realizada teve por objetivo o ensino de Física à estudantes de ensino médio sob a perspectiva da Aprendizagem Significativa, através do uso de materiais didáticos e métodos de avaliação diversificados. As aulas foram desenvolvidas utilizando recursos diversificados, como laboratórios virtuais, experimentos demonstrativos, atividade experimental e Peer Instruction, tanto para o ensino quanto para a avaliação da aprendizagem. No período trabalhado foram realizadas 5 aulas, 2 oficinas e uma atividade de recuperação da aprendizagem, abordando os conteúdos de trabalho, potência, energia e sua conservação, impulso, quantidade de movimento e sua conservação, colisões, torque e máquinas simples (alavanca). As aulas foram ministradas com a turma 1C do primeiro ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFC - Campus Concórdia.
Downloads
Referências
BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação realidade: Construindo o Construtivismo, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p.89-96, jan/jun. 1994.
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e educação matemática. 4. ed. Belo Horizonte: Atentica Editora, 2010.
CAPES (Brasil). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de residência pedagógica. 2018. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/pt/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>. Acesso em: 20 maio 2019.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de (Org.). Ensino de ciências: Unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. Cap. 1. p. 1-8.
DEMO, Pedro. O porvir: Desafio das linguagens do século XXI. Curitiba: Ibpex, 2007.
DINIZ, Alan Corrêa; TEIXEIRA, Alvaro Vianna Novaes de Carvalho. Instruções para aplicação do método Peer Instruction em aulas de física no ensino médio. Viçosa: Ufv, 2015.
IFC (Brasil). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Projeto pedagógico do curso superior (PPCS): Física - licenciatura. Blumenau: IFC, 2017. Disponível em: http://licenciatura-fisica.concordia.ifc.edu.br/ppc/. Acesso em: 10 out. 2019.
IFC (Brasil). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Projeto pedagógico do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio: campus Concórdia. Blumenau: IFC, 2015. Disponível em: http://tecnico-agropecuaria.concordia.ifc.e du.br/.
Acesso em: 11 abr. 2019.
KLEIN, Sirlei Stallbaum. O ensino da óptica geométrica via demonstrações e experimentos que possibilitem a aprendizagem significativa. Concórdia: IFC, 2016.
KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências. Temas básicos de educação e ensino. São Paulo: EPU; EDUSP, 1987.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de aprendizagem. 2. ed. São Paulo: EPU, 2011.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ROSITO, Berenice Alvares. O ensino de ciências e a experimentação. In: ROQUE, Moraes. (Org.). Construtivismo e Ensino de Ciências: Reflexões Epistemológicas e Metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
SANTIAGO, Rodrigo. Reflexões Epistemológicas e Metodológicas. Concórdia: IFC, 2016.
SANTOS, César Sátiro dos. Ensino de ciências: Abordagem histórico crítica. Campinas: Armazém do Ipê, 2005.
SÉRÉ, Marie-Geneviève; COELHO, Suzana Maria; NUNES, Antônio Dias. O papel da experimentação no ensino da física. Porto Alegre: UFSC, 2003.
VERONEZ, Dilvani. Estágio e docência: estudo das Leis de Newton com o auxílio do software Modellus. Concórdia: IFC, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).