Uma sequência didática de física: leis da termodinâmica, máquinas térmicas e máquinas frigoríficas

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Física, Aprendizagem significativa, Modelagem matemática, Simulador computacional, Experimentos de baixo custo.

Resumo

Este trabalho ocorreu no Instituto Federal Catarinense, Campus Concórdia, na turma de segundo ano do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio. O estágio ocorreu em duas partes; uma de docência, com cinco semanas (10 horas-aula), e outra de oficina didática, com duas semanas (4 horas-aula). Os conteúdos abordados, sob uma perspectiva da Aprendizagem significativa de David Ausubel, foram as Leis da Termodinâmica, Máquinas térmicas e Máquinas frigoríficas, conteúdos estes trabalhados a partir do plano de ensino curricular.  Utilizou-se para isso a modelagem matemática, simulações virtuais no PHET Colorado e materiais de baixo custo. O estágio permitiu observar a relação teoria-prática, tornando possível levar para a sala de aula metodologias diversificadas. Também foi possível perceber a contribuição para uma aprendizagem significativa. Os alunos demonstraram interesse na proposta de ensino apresentada durante as aulas.

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Publicado

2020-08-26

Como Citar

Evangelista, F. L. (2020). Uma sequência didática de física: leis da termodinâmica, máquinas térmicas e máquinas frigoríficas. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 6(2), 38–88. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/24213