Uma sequência didática de física: leis da termodinâmica, máquinas térmicas e máquinas frigoríficas
Palavras-chave:
Ensino de Física, Aprendizagem significativa, Modelagem matemática, Simulador computacional, Experimentos de baixo custo.Resumo
Este trabalho ocorreu no Instituto Federal Catarinense, Campus Concórdia, na turma de segundo ano do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio. O estágio ocorreu em duas partes; uma de docência, com cinco semanas (10 horas-aula), e outra de oficina didática, com duas semanas (4 horas-aula). Os conteúdos abordados, sob uma perspectiva da Aprendizagem significativa de David Ausubel, foram as Leis da Termodinâmica, Máquinas térmicas e Máquinas frigoríficas, conteúdos estes trabalhados a partir do plano de ensino curricular. Utilizou-se para isso a modelagem matemática, simulações virtuais no PHET Colorado e materiais de baixo custo. O estágio permitiu observar a relação teoria-prática, tornando possível levar para a sala de aula metodologias diversificadas. Também foi possível perceber a contribuição para uma aprendizagem significativa. Os alunos demonstraram interesse na proposta de ensino apresentada durante as aulas.
Downloads
Referências
AGUIAR, C. E. Informática no Ensino de Física. Material didático impresso. CEDERJ, 2006. Disponível em http://omnis.if.ufrj.br/ carlos/infoenci/ notasdeaula/roteiros/aula01.pdf, consultado em 5 de junho de 2007.
BASSANEZI, R. C. Modelagem como metodologia de ensino de matemática. In: Actas de la Séptima Conferencia Interamericana sobre Educacíon Matemática. Paris: UNESCO, 1990. p. 130-155.
BÔAS, N,V; DOCA, R,H; BISCUOLA, G, J; Física 2, termologia, ondulatória, ópticas. 3a ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2017.
BURAK, D. A modelagem matemática e relações com a aprendizagem significativa. CuritibaBrasil, Editora CRV, 2012, 130 páginas.
CARRARO, F,L; PEREIRA, R,F. O Uso de Simuladores Virtuais do Phet como Metodologia de Ensino de Eletrodinâmica. Paraná: Versão online; OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA
PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE. 2014.volume 1. 18 páginas.
DAROIT, L; et al. O Ensino de fenômenos físicos através da modelagem matemática. X Encontro Gaúcho de Educação Matemática; Ijuí; 8 páginas; julho de 2009.
FERREIRA, P. F. M. Modelagem e suas contribuições para ensino de Ciências: Uma análise do estudo de Equilíbrio Químico. 2006, Dissertação (Mestrado em Educação da UFMG). UFMG, Belo Horizonte.
FILHO, G,FS; Simuladores Computacionais para o Ensino de Física básica: Uma discussão sobre produção e uso.(Dissertação de Mestrado). Rio de Janeiro Instituto de Física- 2010. 86 páginas.
MARTINI, G, et al. Conexões com a física. 2aed. São Paulo: Editora Moderna, 2013. Manual do professor.
MOREIRA, M.A; MASINI, E.F.S. Aprendizagem Significativa, a Teoria de David Ausubel. 2a Edição. São Paulo. Centauro Editora. 2006. 111 páginas.
MOREIRA, M.A. Aprendizagem significativa: a teoria e texto complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2011. 179 páginas.
SANTOS, A,M, et al. A importância da realização de experimentos de baixo custo no Ensino Médio. In III CONEDU- Congresso Nacional de Educação. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco ”“ Campus. 7 páginas. 2016.
PELIZZARI, A; et al. Teoria da aprendizagem Significativa Segundo Ausubel.Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).