ENSINO DE FÍSICA PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ARDUINO

Autores

  • Carlos Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Fábio Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Luciano Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia

Palavras-chave:

Arduino. Laboratório didático. Gravitação.

Resumo

Este trabalho relata as atividades realizadas no âmbito do programa de residência pedagógica, no ifc – campus concórdia, em uma turma do 1o ano do curso técnico para internet integrado ao ensino médio. Foi desenvolvida e aplicada uma oficina didática para o ensino de Movimento Planetário e Gravitação, como forma de abordar os conceitos de órbitas elípticas, períodos de translação, raio médio e força gravitacional. O referencial teórico adotado foi o sociointeracionismo, associado ao construtivismo na concepção das atividades e buscou-se uma abordagem utilizando-se de tecnologias digitais, com uso de apresentações em slides, animações e aproveitamento do laboratório didático. Foi utilizada a plataforma Arduino como forma de explorar a simulação das órbitas de planetas em formas elípticas, permitindo sua utilização como instrumento de interação com o objeto de estudo, e possibilitando uma abordagem experimental para o conhecimento das Leis de Kepler.

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Publicado

2021-10-12

Como Citar

Jhonatas de Souza Amorim, C. ., Lombardo Evangelista, F. ., & Lewandoski Alvarenga, L. . (2021). ENSINO DE FÍSICA PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ARDUINO. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 7(2), 79–108. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/39079

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