ESTUDO DA TERMODINÂMICA SOB UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Clademir Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Gilmar Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Fábio Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Luciano Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia

Resumo

Neste relato apresentam-se considerações referentes às observações, oficinas e a docência do programa de residência pedagógica do curso de licenciatura em física no âmbito do instituto federal catarinense (ifc) - campus concórdia. As referidas atividades foram realizadas em uma turma do 2° ano do Curso Técnico em Alimentos, no período matutino e vespertino. Nesta última fase do Projeto, está sendo realizada a docência de 16 horas aulas com mais duas oficinas, foram trabalhados conceitos da termodinâmica. Este trabalho objetiva identificar as dificuldades dos alunos em relação à aprendizagem dos conceitos de Física, reconhecer e trabalhar com interesse dos alunos, demonstrando motivação, incentivo e participação dos mesmos durante as aulas de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: A cognitive view. Nova York, Holt, Rinehart and winston INc., 1968.

BRASIL.MEC.CNE/CP. Parecer número 28 de 02 de outubro de 2001. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/sesu/>. Acesso em 21 de jun de 2019.

BORBA, M.C. Informática trará mudanças na educação brasileira. Zetetiké, Campinas, v.4, n.6, p.123-4, jul. /Dez. 1996.

INSTITUTO. Plano Político Curricular. Curso técnico em alimentos, Instituto Federal Catarinense, 2015. Blumenau, 2014,pg. 1- 140.

INSTITUTO. Projeto Político Pedagógico Institucional: Curso Superior de Física - Licenciatura.Instituto Federal Catarinense, 2. Blumenau, 2014,pg. 1- 140.

INSTITUTO. Residência Pedagógica. Disponível em <http://ifc.edu.br/residencia-pedagogica/> Acesso em 10 de nov de 2019.

MORAN, J. M. Desafios na Comunicação Pessoal. Gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. 3a Ed. São Paulo: Paulinas, 2008.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: A teoria de David Ausubel, 2009.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7 Ed. São Paulo: Cortez, 2012.

REGO, T.C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 24. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

2021-10-12

Como Citar

Kaique Crozetta, C., de Oliveira Veloso, G. . ., Lombardo Evangelista, F. ., & Lewandoski Alvarenga , L. . (2021). ESTUDO DA TERMODINÂMICA SOB UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 7(2), 33–49. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/39080

Edição

Seção

Artigos Convidados

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)