Irracionalidade acadêmica: a universidade e as tiranias do tempo, da métrica e da competitividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/patryter.v8i15.55915

Palavras-chave:

Irracionalidade. contrarracionalidades. tirania do tempo. métricas. competitividade.

Resumo

O artigo aborda as irracionalidades do atual modelo de gestão das universidades. Ele destaca como a busca por mais organização, eficiência e produtividade, muitas vezes baseada em princípios de racionalização, resulta em irracionalidades: individualismo, desumanização, desonestidade, superficialidade, perda de qualidade e aumento do estresse acadêmico. A partir de um diálogo com a literatura sobre a crise da universidade e de reflexões sobre as experiências do autor enquanto acadêmico em países distintos, o artigo explora três tiranias que dominam a academia contemporânea: tempo, métrica e competitividade, e questiona como essas pressões distorcem a essência contestadora, colaborativa e reflexiva da universidade. Por fim, propõe uma análise de contrarracionalidades acadêmicas como formas de resistência que surgem em resposta a esse modelo hegemônico, sugerindo alternativas que questionem o caráter estrutural do problema e estimulem o pensamento crítico.

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Biografia do Autor

Lucas Melgaço, Universidade Livre de Bruxelas, VUB, Bélgica

Professor Associado da VUB, Bruxelas

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Publicado

16-11-2024

Como Citar

Melgaço, L. (2024). Irracionalidade acadêmica: a universidade e as tiranias do tempo, da métrica e da competitividade. PatryTer, 8(15), 01–11. https://doi.org/10.26512/patryter.v8i15.55915

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