O patrimônio-territorial afro-brasileiro da capoeira na educação
DOI:
https://doi.org/10.26512/patryter.v7i14.53132Palavras-chave:
São Roque. Extensão. patrimônio-territorial. IFSP.Resumo
As desigualdades socioterritoriais em todo Sul Global, especialmente na América Latina e Caribe, exigem papel ativo e revolucionário dos sujeitos e instituições, no sentido de maior equidade e justiça social nestes territórios. Esta proposta de trabalho busca contribuir com análises críticas e considerações do papel da educação patrimonial no fortalecimento identitário por meio da capoeira, patrimônio-territorial afro-brasileiro. Tal proposição justifica-se na urgência da escola e do espaço escolar na promoção de atividades esportivas e culturais, no sentido de fortalecer laços de cooperação e organização política da juventude periférica, dirimindo conflitos, promovendo embates emergentes acerca das distintas manifestações de racismo, e potencializando o temário do patrimônio como estratégia de mobilização e de luta coletiva por um mundo melhor.
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