O patrimônio-territorial afro-brasileiro da capoeira na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/patryter.v7i14.53132

Palavras-chave:

São Roque. Extensão. patrimônio-territorial. IFSP.

Resumo

As desigualdades socioterritoriais em todo Sul Global, especialmente na América Latina e Caribe, exigem papel ativo e revolucionário dos sujeitos e instituições, no sentido de maior equidade e justiça social nestes territórios. Esta proposta de trabalho busca contribuir com análises críticas e considerações do papel da educação patrimonial no fortalecimento identitário por meio da capoeira, patrimônio-territorial afro-brasileiro. Tal proposição justifica-se na urgência da escola e do espaço escolar na promoção de atividades esportivas e culturais, no sentido de fortalecer laços de cooperação e organização política da juventude periférica, dirimindo conflitos, promovendo embates emergentes acerca das distintas manifestações de racismo, e potencializando o temário do patrimônio como estratégia de mobilização e de luta coletiva por um mundo melhor.

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Biografia do Autor

Rafael Fabricio Oliveira, Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil

Professor doutor do IF, Sao Paulo

Anna Carolina Salgado Jardim, Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil

Professora doutora do IF, Sao Paulo

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Publicado

03-07-2024

Como Citar

Oliveira, R. F., & Jardim, A. C. (2024). O patrimônio-territorial afro-brasileiro da capoeira na educação. PatryTer, 7(14), 01–18. https://doi.org/10.26512/patryter.v7i14.53132

Edição

Seção

Cidades e patrimonialização na Améria Latina - Gecipa