O papel da extensão universitária na redução das desigualdades: uma abordagem pedagógica no ensino de ciências em escolas públicas do DF
The role of university extension in the reduction of inequalities: a pedagogical approach in science teaching in public schools in DF
Palavras-chave:
extensao, ensino, desigualdadeResumo
RESUMO As práticas extensionistas são de fundamental importância e relevância na construção de vínculos sólidos entre a sociedade e a comunidade científica. O conhecimento produzido dentro das universidades pode e deve ser repassado para um público mais amplo a fim de aprimorar a educação científica formal e promover o progresso social, técnico e científico na sociedade. Assim, as atividades de extensão universitária propostas pelo Programa de Educação Tutorial Independente em Biotecnologia (PETi-Biotec) fundamentam-se na progressão estudantil no ensino de ciências, sobretudo em escolas públicas de regiões periféricas do DF, onde a desigualdade social e educacional está mais presente. As propostas consistem em intervenções pedagógicas no ensino remoto dessas escolas, com abordagens alternativas ao ensino tradicional, baseadas na realização de atividades práticas experimentais e discussões guiadas. As atividades foram propostas na forma de evento e realizadas em duas escolas: Centro de Ensino Fundamental 18 de Ceilândia (CEF 18) e Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia (CEM 02). Os eventos foram avaliados por 6 professores e 297 alunos participantes em diferentes critérios, com nota 4,0 (satisfeito) ou 5,0 (muito satisfeito), de 100% e 70% destes, respectivamente, no critério de satisfação geral com o evento. Os resultados, portanto, são favoráveis à atuação da extensão universitária em escolas de ensino fundamental e médio, reforçando o papel significativo de tais práticas na educação formal dos alunos.
Palavras-chave: Extensão; Ensino; Desigualdade.
ABSTRACT Extensionist practices are of fundamental importance and relevance in building solid links between society and the scientific community. The knowledge produced within universities can and should be passed on to a wider public in order to improve formal scientific education and promote social, technical, and scientific progress in the society. Thus, the university extension activities proposed by the Education Program Independent Tutorial in Biotechnology (Peti-Biotec) are based on the student progression in science teaching, especially in public schools in peripheral regions of the DF, where social and educational inequality is most present. The proposals consist of pedagogical interventions in the remote teaching of these schools, with alternative approaches to traditional teaching, based on the realization of experimental practical activities and guided discussions. The activities were proposed in the form of an event and held in two schools: Ceilândia Elementary School Center 18 (CEF 18) and Ceilândia High School Center 02 (CEM 02). The events were evaluated by 6 teachers and 297 students participating in different criteria, with a score of 4.0 (satisfied) or 5.0 (very satisfied), of 100% and 70% of them, respectively, in the general satisfaction criterion with the event. The results, therefore, are favorable to the performance of university extension in elementary and high schools, reinforcing the significant role of such practices in the formal education of students.
Keywords: Extension; Teaching; Inequality.
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