Educação e cidadania: uma experiência interdisciplinar na comunidade
Palavras-chave:
Extensão universitária. Direitos Humanos. Cidadania.Resumo
O objetivo deste artigo é relatar experiências e aprendizagens decorrentes das ações pedagógicas focadas nas questões de direitos humanos e cidadania. A metodologia foi participativa e o grupo incluiu crianças, adolescentes e suas respectivas famílias. A incorporação de práticas pedagógicas participativas permitiu sensibilizar os participantes a ter consciência de seus atos. Além do impacto na população beneficiada, a experiência fortaleceu o processo de formação de graduandos e contribui para o desenvolvimento humano e social de todos os integrantes do projeto.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Presidência da República, Brasília, 1988.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Ministério da Educação, Assessoria de Comunicação Social. - Brasília; MEC, ACS, 2005. p.20
CANDAU, Vera. et.al. Tecendo a Cidadania: oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis: Vozes, 1996.
CERQUEIRA, D.T. Em busca de uma definição de extensão universitária no Brasil: conceito, limites e características. Extensão em Rede. Revista de Extensão do Sistema ACAFE, 2003.
CHAUÍ, M. Cultura e Democracia. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DEMO, P. Política Social, Educação e Cidadania. Campinas: Papirus, 1994.
FORPROEXT. Plano Nacional de Extensão Universitária. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão de Universidades Públicas Brasileiras e SeSu/MEC, 2001.
González R.F.L. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo:Pioneira Thompson; 2003
MAKARENKO, A. Poema Pedagógico. Lisboa: Livros Horizonte, 1980.
MENDONÇA, S. G. L., SILVA, P.S. Extensão Universitária: Uma nova relação com a administração pública. Extensão Universitária: ação comunitária em universidades brasileiras. São Paulo, v. 3, p. 29-44, 2002.
MOEHLECKE, S. Proposta pedagógica direitos humanos e educação. Salto para o Futuro - Direitos Humanos e Educação, Ano XVIII, boletim 02, Ministério da Educação, Março e Abril, 2008.
MACHADO, V.L.S; MATURANO, E.M: LOUREIRO, R.S; LINHARES. M.B.M; BESSA, L.C.D. Crianças com dificuldades na aprendizagem escolar: características de comportamento conforme avaliação de pais e professores. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v.3/4, n.26,1994p.119-138;NASCIMENTO, H. M. Capital Social e Desenvolvimento Sustentável no Sertão Baiano: A Experiência de Organização dos Pequenos Agricultores do Município de Valente. Campinas: Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Economia da UNICAMP:2000.
PIAJET J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
PIAJET, J. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1983.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico Crítica. São Paulo: Cortez, 1991.
STEFANINI, M.C.B; CRUZ, S.A.B. Dificuldades de aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Educação, ano/vol. XXIX, n.58, PUC: Rio Grande do Sul, p.85-105, 2006.
TAVARES, Celma. Barbarie en la Democracia. Salamanca: Ediciones Universidade Salamanca, 2006.
VYGOTSKY, L.S. Obras Escogidas: problemas de psicologia geral. Gráficas Rogar. Fuenlabrada. Madrid, 387 p. 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.