Do ensino médio para a universidade: reflexões de estudantes com deficiência no projeto “PPNE vai à escola”
Palavras-chave:
universidade; estudantes com deficiência; ensino médioResumo
O Programa de Apoio à s Pessoas com Necessidades Especiais da Universidade de Brasília (PPNE/UnB) tem o objetivo de estabelecer uma política permanente de atenção aos estudantes com deficiência na UnB e sua integração à vida universitária. Considerando que o ingresso de alunos com deficiência ainda é um desafio no âmbito da educação superior, em 2015, foi realizado o projeto “PPNE vai à escola”. Este projeto teve a finalidade de proporcionar um espaço de diálogo com estudantes com deficiência de ensino médio sobre a continuidade de sua trajetória acadêmica na educação superior, compreendendo os significados que a universidade tem para esse público. O projeto foi realizado com estudantes da sala de recursos do Centro de Ensino Médio 01 do Paranoá. A metodologia foi construída a partir de observação participante por meio de visitas semanais à escola e participação nas atividades desenvolvidas na sala de recursos, além de entrevistas semiestruturadas com os estudantes sobre o que eles
entendem por universidade e quais são suas expectativas acadêmicas e profissionais após a conclusão do ensino médio. O projeto foi encerrado com uma visita guiada pelo campus Darcy Ribeiro da UnB. Observou-se que a maioria dos alunos afirmou que deseja continuar estudando após o término da escola, porém, diversas são suas dúvidas sobre o que é a universidade, com destaque para a forma de ingresso e a dedicação necessária para os estudos.
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