Ao mestre, em reconhecimento do seu saber
Palabras clave:
Mestre Teodoro. Bumba-meu- boi. Brasília.Resumen
Este artigo é uma homenagem póstuma a Teodoro Freire, dirigente do Centro de Tradições Populares, Sobradinho, Distrito Federal; funcionário da Universidade de Brasília de 1963 a 2000, falecido em janeiro de 2012. Nele, são apresentados alguns elementos do Bumba-meu-boi, da vida deste Mestre responsável pela divulgação e do auto dramático no Distrito Federal e sua relação com a UnB.
Descargas
Citas
GUTI, Ricardo. Entrevista com o Mestre Teodoro. Trabalho não publicado, 08p.
OLIVEIRA, Joana Abreu. Teatro e Culturas Populares. Diálogos para a formação do ator. Brasília: Teatro Caleidoscópio: Editora Dulcina, 2010.
PERES, Eraldo. O Encantador: Seu Teodoro do boi. Brasília, Editora SENAC, 2007.
TEODORO, Maria de Lourdes. Biografia de Teodoro Freire, 1996. Trabalho não publicado.
Jornal Diários Associados PRESS S/A: CD e materiais impressos das publicações sobre Mestre Teodoro e o Centro de Tradições
Populares, de março/1963 a janeiro/ 2012.
Encartes culturais do Centro de Tradição Populares (2006 a 2010).
Ata de Fundação e eleição da primeira Diretoria da Fundação da Sociedade Brasiliense de Folclore registrada no Cartório do 2º Ofício ”“ Brasília, DF, 25 de janeiro de 1963.
Estatuto do Centro de Tradições Populares, registrada no 2º Ofício de Registros de Pessoas Jurídicas ”“ Brasília, DF, 01 de setembro de 2006.
Carta convite para Ingresso na Ordem do Mérito Cultural. Ministério da Cultura, 10 de outubro de 2006.
Ata de eleição da nova Diretoria do Centro de Tradições Populares, registrada no 2º Ofício de Registros de Pessoas Jurídicas ”“ Brasília, DF, 26 de janeiro de 2012.
“O Boi de Teodoro”, super-08 de 10min, direção de George Diab, orientação do Professor Wladimir C Heinz Forthmann, Departamento de Comunicação, UnB, 1976.
“Bumba-meu-boi de Sobradinho”, super-08, 10m, direção Marcos de Souza Mendes, orientação professora Odete Ernest Dias, curso de musicologia, UnB.
“Bumba seu Teodoro meu boi”, vídeo de Pedro Lacerda, média metragem.
“O Guardião do Rito”, curta de Willian Alves e Noga ribeiro.
“Boi de Teodoro, Alegria de São João”, de Marcos Vinícius C Garcia. DVD, 60min.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.