A Liga Acadêmica como Instrumento para Consolidação do Ensino no Processo do Desenvolvimento Multiprofissional: Relato de Experiência

Autores

  • Mateus Gomes de Barros Universidade de Brasília
  • Thiago Glória de Almeida Universidade de Brasília
  • Ana Clara de Sousa Timote Universidade de Brasília
  • Tatiana Ramos Lavich Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Cardiologia, Extensão Universitária, Saúde, Multiprofissional

Resumo

As doenças cardiovasculares vêm, ao longo dos anos, sendo a principal causa de mortalidade no mundo, portanto se faz necessário um aperfeiçoamento dos estudos e consecução de conhecimentos em cardiologia dentro das universidades. Neste sentido, as ligas acadêmicas multiprofissionais voltadas para a área da cardiologia funcionam como uma ferramenta que auxilia na aquisição do conhecimento.  Além de possibilitar, a divulgação de informações referentes a diversos aspectos da saúde cardiovascular aos membros participantes para uma assistência integral aos pacientes e à família. O objetivo do estudo foi relatar as experiências da Liga Acadêmica Multiprofissional de Cardiologia da Universidade de Brasília (LACARDIO UnB) através das atividades desenvolvidas pela liga durante seu primeiro ano de atuação. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência sobre as ações da liga. O presente artigo evidencia portanto, que a LACARDIO UnB possibilita a expansão da extensão universitária que vai além das barreiras da universidade e possibilita a formação de recursos humanos qualificados para o enfrentamento de doenças cardiovasculares dentro dos sistemas de saúde.

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Referências

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

DE BARROS, Mateus Gomes; GLÓRIA DE ALMEIDA, Thiago; DE SOUSA TIMOTE, Ana Clara; RAMOS LAVICH, Tatiana. A Liga Acadêmica como Instrumento para Consolidação do Ensino no Processo do Desenvolvimento Multiprofissional: Relato de Experiência. Participação, [S. l.], v. 1, n. 40, p. 97–110, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/45807. Acesso em: 18 maio. 2024.

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