A Liga Acadêmica como Instrumento para Consolidação do Ensino no Processo do Desenvolvimento Multiprofissional: Relato de Experiência

Autores

  • Mateus Gomes de Barros Universidade de Brasília
  • Thiago Glória de Almeida Universidade de Brasília
  • Ana Clara de Sousa Timote Universidade de Brasília
  • Tatiana Ramos Lavich Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Cardiologia, Extensão Universitária, Saúde, Multiprofissional

Resumo

As doenças cardiovasculares vêm, ao longo dos anos, sendo a principal causa de mortalidade no mundo, portanto se faz necessário um aperfeiçoamento dos estudos e consecução de conhecimentos em cardiologia dentro das universidades. Neste sentido, as ligas acadêmicas multiprofissionais voltadas para a área da cardiologia funcionam como uma ferramenta que auxilia na aquisição do conhecimento.  Além de possibilitar, a divulgação de informações referentes a diversos aspectos da saúde cardiovascular aos membros participantes para uma assistência integral aos pacientes e à família. O objetivo do estudo foi relatar as experiências da Liga Acadêmica Multiprofissional de Cardiologia da Universidade de Brasília (LACARDIO UnB) através das atividades desenvolvidas pela liga durante seu primeiro ano de atuação. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência sobre as ações da liga. O presente artigo evidencia portanto, que a LACARDIO UnB possibilita a expansão da extensão universitária que vai além das barreiras da universidade e possibilita a formação de recursos humanos qualificados para o enfrentamento de doenças cardiovasculares dentro dos sistemas de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 17 nov. 2022.

DA SILVA PELLENSE, Márcia Cunha et al. Avaliação da mortalidade por Doenças Cardiovasculares no Brasil: Uma série temporal de 2015 a 2019. Revista Ciência Plural, v. 7, n. 3, p. 202-219, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/25186/14650. Acesso em: 16 nov. 2022.

FORPROEX, Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras, 2012, Amazonas. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012. 40 p. Disponível em: http://www.proexc.ufu.br/sites/proex.ufu.br/files/media/document//Politica_Nacional_de_Extensao_Universitaria_-FORPROEX-_2012.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004. Disponível em: <http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2022.

GEHRED, Alison Paige. Canva. Journal of the Medical Library Association: JMLA, v. 108, n. 2, p. 338, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7069818/. Acesso em: 15 nov. 2022.

MALTA, Deborah Carvalho; MORAIS NETO, Otaliba Libânio de; SILVA JUNIOR, Jarbas Barbosa da. Apresentação do plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil, 2011 a 2022. 2011. Disponível: <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742011000400002>. Acesso em: 18 nov. 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (BR), Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina [Internet].

Brasília: Ministério da Educação; 2014. Disponível em: Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014. Acesso em: 17 nov. 2022.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). Secretaria de Vigilância à Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil, 2011-2022. Brasília; 2012. Disponível em: <https://antigo.saude.gov.br/images/pdf/2020/October/01/Plano-DANT-vers--o-Consulta-p--blica.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2022.

PANOBIANCO MS, et al. A contribuição de uma Liga Acadêmica no ensino de graduação de Enfermagem. Ver Rene, 2013; 14(1): 169-178. Disponível: <http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3351>. Acesso em: 14 nov. 2022.

PEDUZZI, Marina et al. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 47, p. 977-983, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/JwHsjBzBgrs9BCLXr856tzD/abstract/?lang=pt . Acesso em: 18 nov. 2022.

SILVA, J. H. S. et al. Implementation of an Academic League of Anatomy: Challenges and Achievements. Revista Brasileira de Educação Medica, v.29, n.2, pp.310-315, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbem/a/yMsqq39mVFTWy8Y7yGRM6bv/abstract/?lang=en>. Acesso em: 13 nov. 2022.

SIQUEIRA, Alessandra de Sá Earp; SIQUEIRA-FILHO, Aristarco Gonçalves de; LAND, Marcelo Gerardin Poirot. Análise do impacto econômico das doenças cardiovasculares nos últimos cinco anos no Brasil. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 109, p. 39-46, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/abc/a/TjBMVD83F7NMGNCJsP9kXKD/?lang=pt>. Acesso em: 18 nov. 2022.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. CARDIÔMETRO. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Disponível em: <http://www.cardiometro.com.br/>. Acesso em: 18 nov. 2022.

STEVENS, Bryce et al. The Economic Burden of Heart Conditions in Brazil. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, [S.L.], p. 29-36, 2018. Sociedade Brasileira de Cardiologia. http://dx.doi.org/10.5935/abc.20180104. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abc/a/D5dnnrCsQ9mND6vZkmQZYww/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2022.

WILSON, Kevin. Microsoft office 365. In: Using office 365. Apress, Berkeley, CA, 2014. p. 1-14. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-1-4302-6686-0_1. Acesso em: 15 nov. 2022.

OLIVEIRA, Thatiane Lopes et al. Fatores associados ao custo das internações hospitalares por doenças sensíveis à Atenção Primária no Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 26, n. 10, p. 4541-4552, out. 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/MbBBGKLCwhQJ3xx5qpqsJQK/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 18 nov. 2022.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/doencas-cardiovasculares. Acesso em: 23 nov de 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

DE BARROS, Mateus Gomes; GLÓRIA DE ALMEIDA, Thiago; DE SOUSA TIMOTE, Ana Clara; RAMOS LAVICH, Tatiana. A Liga Acadêmica como Instrumento para Consolidação do Ensino no Processo do Desenvolvimento Multiprofissional: Relato de Experiência. Participação, [S. l.], v. 1, n. 40, p. 97–110, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/45807. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.