Metodologia das Quatro Práticas de Linguagem: uma proposta metodológica para o ensino de línguas na terceira idade
Methodology of the Four Language Practices: a methodological proposal for the teaching of languages in the third age
Palabras clave:
Metodologias Ativas, Ensino de LínguasResumen
RESUMO Neste artigo propõe-se uma nova metodologia docente, que se caracteriza pelo desenvolvimento dos eixos dispostos na BNCC, em uma única aula, especificamente voltado ao ensino de línguas. Visa, portanto, utilizar de metodologias ativas para tornar o ensino mais didático, favorecendo a pronunciação, escrita, interpretação textual e facilitando o processo de aprendizagem de língua estrangeira para idosos. A metodologia fora aplicada no projeto de extensão da Universidade Estadual do Maranhão intitulado: O Ensino da Língua espanhola como qualidade de vida aos discentes da terceira idade. Como resultado, os alunos produziram um livro infantil através da escrita coletiva e uma coletânea de poemas online. Concluiu-se que o uso da metodologia transformou a maneira de aprender e ensinar, pois os alunos produziram e aprenderam com mais facilidade.
PALAVRAS-CHAVE: Metodologias Ativas, Ensino de Línguas, Língua Espanhola, Terceira Idade.
ABSTRACT In this article, a new teaching methodology is proposed, which is characterized by the development of the axes arranged in the BNCC, in a single class, specifically aimed at language teaching. It therefore aims to use active methodologies to make teaching more didactic, favoring pronunciation, writing, textual interpretation and facilitating the foreign language learning process for the elderly. The methodology was applied in the extension project of the State University of Maranhão entitled: Teaching Spanish as a quality of life for seniors students. As a result, students produced a children’s book through collective writing and a collection of poems online. It was concluded that the use of the methodology transformed the way of learning and teaching, as students produced and learned more easily.
KEYWORDS: Active Methodologies, Language Teaching, Spanish Language, Third age.
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Citas
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