EDUCAÇÃO POPULAR E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO EDPH EM CEILÂNDIA

Autores/as

  • Adriana Silva Alves Universidade de Brasília

Palabras clave:

Educação. Direitos Humanos. Educação Popular. Ceilândia.

Resumen

Este artigo propõe-se a discutir e problematizar o papel da Educação Popular e da Extensão universitária na promoção da
educação em direitos humanos com base na experiência do Projeto Educação Popular e Direitos Humanos: Capacitação de
Atores Sociais no Distrito Federal e Estado de Goiás (EPDH). O projeto foi realizado pelo Núcleo de Estudos para Paz e os
Direitos Humanos da Universidade de Brasília (NEP-UnB), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH-PR).
Tomou-se como objeto, as oficinas de capacitação de atores promovidas na comunidade Sol Nascente, um dos principais
bairros da cidade satélite de Ceilândia-DF. A partir da descrição metodológica das oficinas, analisa-se o papel da educação popular e da extensão universitária, ao estabelecer laços entre realidades, aprendizagens, pesquisa e sala de aula na promoção dos direitos humanos.

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Biografía del autor/a

Adriana Silva Alves, Universidade de Brasília

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, intercambista do curso de Ciencia de la educación da Universidad de la Republica no Uruguai-2012 e pesquisadora nas áreas de educação, Economia Solidária e Meio ambiente.

Citas

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Publicado

2014-01-31

Cómo citar

ALVES, Adriana Silva. EDUCAÇÃO POPULAR E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO EDPH EM CEILÂNDIA. Participação, [S. l.], n. 23/24, p. 7–16, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24757. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos de desenvolvimento teórico

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