Educação de jovens e adultos: caminhos e significados para a experiência de 1963
Palabras clave:
Memória. Alfabetização de adultos. Discurso.Resumen
Esta pesquisa buscou investigar a memória da alfabetização sobre um corpus de quarenta relatos de entrevistas por meio de pesquisa etnográfica de observação não participante e entrevista semiestruturada junto aos moradores da cidade de Angicos na tentativa de perceber a recorrência de enunciados sobre o trabalho de alfabetização por Paulo Freire, em 1963, sua significação para a história dos angicanos e a relação dos adultos com a modalidade escrita da língua. Recorremos a pesquisa do tipo etnográfica por se caracterizar fundamentalmente por um contato direto do pesquisador com a situação pesquisada, possibilitando uma reconstrução dos processos e as relações que configuram certa experiência. Entendemos que a atualidade do tema e a necessidade de uma reflexão sociohistórica para a compreensão deste fenômeno constituem a relevância deste trabalho.Descargas
Citas
BRASIL. Informações geográficas e históricas. Disponível em: <www.wikipedia.org/wiki/ angicos>. Acessado em: 15/5/2006.
BRASIL. Informações do estado do Rio Grande do Norte e seus municípios. Disponível em: <www.nataltrip.com>. Acessado em: 17/5/2006.
FERNANDES, C.; TERRA, A. 40 horas de Esperança, o método Paulo Freire: política e pedagogia na experiência de Angicos. São Paulo: Ática, 1994.
FERREIRA, M. Glossário de termos do discurso. Porto Alegre: Instituto de Letras UFRGS, 2001.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Trad. Sampaio, L. F. A. São Paulo: Loyola, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
MARCONI, M.A; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 3. ed. São Paulo: Atlas.
MOURA, Tânia Maria de Melo. A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky. Maceió: Edufal, 1999.
SOUZA, João Francisco. Nupep/UFPE in Fênix Notícias n. 39, p. 3, jan./fev. 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.