Educação de jovens e adultos: caminhos e significados para a experiência de 1963

Autores/as

  • Ana Paula Rufino dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

Memória. Alfabetização de adultos. Discurso.

Resumen

Esta pesquisa buscou investigar a memória da alfabetização sobre um corpus de quarenta relatos de entrevistas por meio de pesquisa etnográfica de observação não participante e entrevista semiestruturada junto aos moradores da cidade de Angicos na tentativa de perceber a recorrência de enunciados sobre o trabalho de alfabetização por Paulo Freire, em 1963, sua significação para a história dos angicanos e a relação dos adultos com a modalidade escrita da língua. Recorremos a pesquisa do tipo etnográfica por se caracterizar fundamentalmente por um contato direto do pesquisador com a situação pesquisada, possibilitando uma reconstrução dos processos e as relações que configuram certa experiência. Entendemos que a atualidade do tema e a necessidade de uma reflexão sociohistórica para a compreensão deste fenômeno constituem a relevância deste trabalho.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Rufino dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga pela UFPE, vinculada ao Núcleo de Formação e Prática Pedagógica, mestranda de Educação e participou do projeto.

Citas

ANDRÉ, M. E. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
BRASIL. Informações geográficas e históricas. Disponível em: <www.wikipedia.org/wiki/ angicos>. Acessado em: 15/5/2006.
BRASIL. Informações do estado do Rio Grande do Norte e seus municípios. Disponível em: <www.nataltrip.com>. Acessado em: 17/5/2006.
FERNANDES, C.; TERRA, A. 40 horas de Esperança, o método Paulo Freire: política e pedagogia na experiência de Angicos. São Paulo: Ática, 1994.
FERREIRA, M. Glossário de termos do discurso. Porto Alegre: Instituto de Letras UFRGS, 2001.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Trad. Sampaio, L. F. A. São Paulo: Loyola, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
MARCONI, M.A; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 3. ed. São Paulo: Atlas.
MOURA, Tânia Maria de Melo. A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky. Maceió: Edufal, 1999.
SOUZA, João Francisco. Nupep/UFPE in Fênix Notícias n. 39, p. 3, jan./fev. 2006.

Publicado

2011-12-21

Cómo citar

SANTOS, Ana Paula Rufino dos. Educação de jovens e adultos: caminhos e significados para a experiência de 1963. Participação, [S. l.], n. 16, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24326. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de desenvolvimento teórico

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.