Tecnologias sociais e geração de renda: a economia solidária ressignificando o trabalho e a vida na Vila Acaba Mundo
Palabras clave:
Economia solidária. Extensão universitária. Cidadania e geração de renda.Resumen
O presente trabalho analisa as ações desenvolvidas pelo Programa Polos de Cidadania, na Vila Acaba Mundo, favela situada em Belo Horizonte. O Polos é um programa de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, que trabalha segundo a metodologia da pesquisa-ação. Na Vila Acaba Mundo, o programa já participou da organização de três grupos produtivos, os quais funcionam nos moldes da Economia Popular Solidária. São vários os obstáculos, mas já existem sinais de fortalecimento da cidadania, de incremento do capital social local e da melhoria da qualidade de vida da comunidade.Descargas
Citas
BIGNOTTO, Newton. Três maneiras de se criar uma cidade. In: Adauto Novaes. (Org.). A Crise do Estado-Nação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, v., p. 79-115.
COMPANHIA URBANIZADORA DE BELO HORIZONTE (URBEL). Plano Global Específico da Vila Acaba Mundo, 2000.
DELGADO, Gabriela Neves. Opção pelo direito do trabalho. Estado de Minas. Caderno Opinião, set./2006.
EID, Farid; GALLO, Ana Rita. Metodologia de Incubação e Desafios para o Cooperativismo Popular: uma análise sobre o trabalho da Incubadora de Cooperativas Populares da UFSCar. Disponível em: <http://www.itoi.ufrj.br/sempe/t7-p22.htm>. Acessado em: 20/9/2007.
GUSTIN, M. B. S. Resgate dos direitos humanos em situações adversas de países periféricos. Revista da Faculdade de Direito. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, n. 47, p. 181-216, 2005.)
GUSTIN, M. B. S.; DIAS, M. T. F. Re-Pensando a Pesquisa Jurídica: Teoria e Prática. 2. ed. revista, ampliada e atualizada. Belo Horizonte: Del Rey, 2006. 268 p.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Produzir para viver: Os caminhos da produção não-capitalista. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Séc. XXI: Para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2004.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
SINGER, Paul. A Economia Solidária como ato pedagógico. In KRUPPA, Sônia M. Portella (org). Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Inep/Mec, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.