Projeto Boletim Dor on Line: Projeto educacional desenvolvido dentro das atribuições de um Projeto de Extensão de Ação Continuada, Universidade de Brasília

Autores

  • Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento Universidade de Brasília
  • Mani Indiana Funez Universidade de Brasília
  • Sérgio Henrique Ferreira Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Dor. Divulgação científica. Educomunicação. Saúde. Aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever as contribuições educacionais do projeto de extensão Boletim Dor on line, enquanto ação de Comunicação na área da Saúde e Estudo da Dor. Será discutida a qualificação das ações realizadas como educomunicação, assim como a relevância destas para a formação interprofissional de profissionais da Saúde da Faculdade de Ceilândia. O impacto da ação de divulgação científica também será discutido, sua abrangência e relevância para a disseminação do Estudo da Dor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento, Universidade de Brasília

Professor da Universidade de Brasília, na Faculdade de Ceilândia, no curso de graduação em Farmácia.

Mani Indiana Funez, Universidade de Brasília

Professora da UnB, na Faculdade de Ceilândia, no curso de graduação em Enfermagem.

Sérgio Henrique Ferreira, Universidade de São Paulo

Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP).

Referências

BATISTA, S. H. S. DA S.; GERAB, I. F. DA S.; BATISTA, N. A. A. Interdisciplinaridade como princípio educativo em uma proposta de educação interprofissional em saúde : olhares docentes. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, São Paulo, 2013.

BRIGGS, E.; CHAMBERLAIN, D. Advancing the Provision of Pain Education and Learning (APPEAL). Pain management, v. 4, n. 1, p. 23-6, 2014.

BUENO, W. C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. supl, p. 1-12, 2010.

CAVALCANTI, C. C. B. A comunicação científica nos espaços de educação não formais. Revista Eca, v. 17, n. 2, p. 23-30, 2012.

FISHMAN, S. M.; YOUNG, H. M.; LUCAS ARWOOD, E.; et al. Core competencies for pain management: results of an interprofessional consensus summit. Pain medicine, v. 14, n. 7, p. 971-81, 2013.

GILBERT, J. H. V; YAN, J.; HOFFMAN, S. J. A WHO report: Framework for action on interprofessional education and collaborative practice. Journal of Allied Health, v. 39, n. SUPPL. 1, p. 196-197, 2010.

IASP. Interprofessional Pain Curriculum Outline. Disponível em: <http://www.iasppain.org/Education/CurriculumDetail.aspx?ItemNumber=2057>. Acesso em: 2 jun 2015.

LOIOLA, L.; ZANCUL, M. D. S.; BIZERRIL, M. X. A. Uso de textos de divulgação científica no desenvolvimento de temas de Educação em Saúde na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, São Paulo, 2013.

NASCIMENTO, P. G. B. D.; FUNEZ, M. I. 10 anos de DOL. Dor On Line, v. 10, n. 121, p. 1-2, 2010.Disponível em: <http://www.dol.inf.br/Html/EditoriaisAnteriores/Editorial121.pdf> Acesso em: 02 Jun 2015.

NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. The theory underlying concept maps and how to construct and use them. Práxis Educativa. [S.l.]: Universidade Estadual de Ponta Grossa. Disponível em:

<http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3251296&info=resumen&idioma=ENG>. Acesso em: 31 ago 2015.

SOARES, I. D. O. Educação, Educomunicação e Educação Midiática : vertentes históricas de aproximação entre Comunicação e Educação. Comunicação & Educação, v. 19, n. 2, p. 15-26, 2014.

VENTURI, T.; MOHR, A. Análise da Educação em Saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais a partir de uma nova perspectiva. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, São Paulo, 2013.

Downloads

Publicado

2017-04-11

Como Citar

NASCIMENTO, P. G. B. D.; FUNEZ, M. I.; FERREIRA, S. H. Projeto Boletim Dor on Line: Projeto educacional desenvolvido dentro das atribuições de um Projeto de Extensão de Ação Continuada, Universidade de Brasília. Participação, [S. l.], n. 29, p. 20–29, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/22273. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico